Quando usar os verbos no infinitivo?

Índice

Quando usar os verbos no infinitivo?

Quando usar os verbos no infinitivo?

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).

Como conjugar os verbos no infinitivo?

Terminações do infinitivo pessoal

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ar. (Tu) radical + -ares. (Ele) radical + -ar. (Nós) radical + -armos. (Vós) radical + -ardes. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -er. (Tu) radical + -eres. (Ele) radical + -er. (Nós) radical + -ermos. (Vós) radical + -erdes. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Como saber se o verbo está no infinitivo?

Como saber se o verbo está no infinitivo?

  1. Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr)
  2. Quando flexionado: es, des, em e mos.

Qual é a estrutura correta do verbo na forma infinitiva?

O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. São três as formas nominais do verbo: gerúndio, particípio e infinitivo, derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das desinências: ... -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir.

Quando o sujeito é um verbo no infinitivo?

Nas orações formadas por verbos no infinitivo, o sujeito é sempre um nome, em geral um substantivo, que pode ser substituído por um pronome. Se essa oração com verbo no infinitivo não for uma oração reduzida do infinitivo, o pronome empregado deve ser obrigatoriamente um pronome reto (eu, tu, ele e etc.).

Quando se flexiona o infinitivo?

Usa-se o infinitivo flexionado nos seguintes casos: Quando o sujeito for claro, ou seja, quando surgir um pronome ou um substantivo escrito na mesma oração do verbo, funcionando como sujeito dele, o uso do infinitivo flexionado será obrigatório: – Não é necessário vocêschegarem mais cedo.

Quais são os verbos no gerúndio?

O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. Transmite, assim, uma noção de duração e continuidade de ação verbal. O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio.

Quais são as terminações para os verbos no gerúndio?

O gerúndio indica o estado de uma ação prolongada, que ainda está em curso, transmitindo assim uma noção de continuidade de ação verbal. No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3.

O que são os verbos flexionados?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado. ... O modo indicativo expressa uma ação que é considerada na sua realidade ou na sua certeza. Essa certeza pode ser manifestada no presente, no passado ou no futuro.

O que é um verbo da primeira conjugação?

A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.

Quais os verbos no infinitivo?

Verbos no Infinitivo. Para entendermos as regras, vamos compreender alguns conceitos: 1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.;

Quais são as regras do infinitivo?

Para entendermos as regras, vamos compreender alguns conceitos: 1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.; 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do…

Por que o infinitivo pode ser flexionado?

O infinitivo – verbo terminado em –ar, -er, ir – pode apresentar-se flexionado e não flexionado. Será denominado flexionado quando houver desinência verbal: -es , para a segunda pessoa do singular (tu)

Como usar os verbos de ação?

Os verbos de ação sinalizam as habilidades que o profissional possui. No entanto, para não usar os termos de maneira equivocada, é importante entender as diferenças entre dever e realização. Imagine que um candidato disputa a vaga de gerente de projeto.

Postagens relacionadas: