Como utilizar op cit ABNT?
Como utilizar op cit ABNT?
Como usar Op cit.? A primeira referência de uma obra deve aparecer completa no rodapé, com sobrenome do autor, ano de publicação da obra e página consultada. Depois, nas citações subsequentes, é possível usar expressões latinas abreviadas conforme a situação.
Pode usar op cit no corpo do texto?
O op. cit. será utilizado no corpo do texto, entretanto, ao final, a referência bibliográfica deverá ser gerada da mesma forma.
Como se usa op cit e ibid?
Op. Ambas as expressões são utilizadas para uma mesma obra já citada antes. A diferença de uso está no local dessa citação anterior: quando imediatamente anterior, usa-se ibid. (sem necessidade de repetir o autor), caso contrário, op. cit antecedido pelo autor.
Quando usar op cit Idem ibidem?
- 1 Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor, usa-se idem. Ex.:
- 2 Para fazer referência, subsequente, de um mesmo autor, em página diferente, usa-se ibidem. Ex.:
- 3 Para referenciar um mesmo autor, após terem sido referenciados outros autores, usa-se op. cit. Ex.:
Como citar uma obra que já foi citada?
- Apud (citação da citação) Apud (do latim junto a; em; perto de) citado por, conforme, segundo – pode, também, ser usada no texto e em nota de rodapé. ...
- Et al. Et al. ...
- cf. cf. ...
- et seq. ou sequentia. ...
- idem ou id. idem ou id. ...
- ibidem ou ibid. ...
- op. ...
- passim.
Como usar ibidem no corpo do texto?
A utilização do ibidem é necessária quando há mais de uma citação de uma única obra na mesma página do texto. Por exemplo, se determinada página do seu TCC faz mais de uma referência a uma única obra, é necessário utilizar o termo ibidem nas citações posteriores a primeira citação da obra.
Quando usar op cit ABNT?
Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.
Como citar obra repetida?
Já expressão IDEM é mais comum e indica a “mesma coisa”, algo repetido e você deve usá-la nas citações para fazer menção ao mesmo autor. Ou seja, quando você faz a citação da obra de um autor e logo em seguida quer citar outra obra desse MESMO AUTOR, você pode usar IDEM ou ID em vez de repetir o sobrenome desse autor.