O que causa o impetigo?
Índice
- O que causa o impetigo?
- Como descrever lesões de impetigo?
- Como é transmitido o impetigo?
- O que é bom para curar impetigo?
- O que fazer para evitar o impetigo?
- Quanto tempo dura o tratamento de impetigo?
- Qual o melhor antibiótico para impetigo?
- Qual o perigo do impetigo?
- Qual o medicamento mais indicado para impetigo?
- Qual a bactéria que causa impetigo?
O que causa o impetigo?
Ouça em voz altaPausarO impetigo é uma infecção superficial da pele causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou por ambos, levando à formação de úlceras crostosas e amareladas e, por vezes, de pequenas vesículas cheias de um líquido amarelo. O ectima é uma forma de impetigo que provoca lesões profundas sob a pele.
Como descrever lesões de impetigo?
Ouça em voz altaPausarVesículas e bolhas desenvolvem-se em pele normal, sem eritema ao redor. As lesões localizam-se no tronco, face (Figura 1), mãos, áreas intertriginosas, tornozelo ou dorso dos pés, coxas e nádegas. O conteúdo seroso ou sero-pustulento desseca-se, resultando em crosta amarelada que é característica do Impetigo.
Como é transmitido o impetigo?
Ouça em voz altaPausarO impetigo é causado por uma bactéria, o Staphylococcus aureus, o Streptococcus pyogenes, ou, ainda, ambos. Uma pessoa pode adquirir a doença quando for exposta à bactéria, principalmente quando entra em contato com feridas de alguém que já está infectado.
O que é bom para curar impetigo?
Ouça em voz altaPausarPara tratar o impetigo, o médico normalmente recomenda o uso de pomadas antibióticas, como Bacitracina, Ácido Fusídico ou Mupirocina, por exemplo. Porém, o uso constante ou frequente dessas pomadas podem levar à resistência bacteriana, não sendo indicado que sejam usadas por mais de 8 dias ou de forma frequente.
O que fazer para evitar o impetigo?
Ouça em voz altaPausarMedidas de Prevenção e controle: higiene pessoal, em especial lavagem de mãos, higiene das roupas de cama, uso de toalhas de banho individual, orienta-se que troque a roupa pessoal diariamente, que a roupa depois de lavada seja secada ao sol e se possível passada a ferro, quanto mais seca a pele do paciente menor é o ...
Quanto tempo dura o tratamento de impetigo?
Ouça em voz altaPausarSem tratamento com antibiótico, o impetigo em geral melhora em três semanas. Os tratamentos com antibióticos podem reduzir esse prazo para 1 ou 2 semanas.
Qual o melhor antibiótico para impetigo?
Ouça em voz altaPausarSegundo revisão sistemática da Biblioteca Cochrane, existe boa evidência, até o momento, de que Ácido Fusídico e Mupirocina são igualmente efetivos entre si e mais efetivos que outros antibióticos tópicos para o tratamento do impetigo, seja este bolhoso ou não-bolhoso.
Qual o perigo do impetigo?
Ouça em voz altaPausarImpetigo é perigoso? Não é perigoso, mas é uma doença altamente contagiosa. De acordo com estatísticas até 2% do impetigo se apresenta como uma complicação de uma glomerulonefrite estreptocócica (envolvimento renal).
Qual o medicamento mais indicado para impetigo?
Ouça em voz altaPausarO mais indicado é a pomada de Mupirocina (Bactroban® ) três vezes por dia. Quando as lesões forem muito disseminadas ou se houver impetigo bolhoso ou ectima, o tratamento costuma ser feito com antibióticos por via oral por uma semana.
Qual a bactéria que causa impetigo?
Ouça em voz altaPausarO impetigo é uma infecção muito comum, que afeta a camada mais superficial da pele. Atinge principalmente crianças e pode ser causado por 2 tipos de bactérias: Staphylococcus aureus, que acomete crianças de todas as idades, e Streptococcus do grupo A, que ocorre mais comumente em crianças de 3-5 anos.