Como usar o FES?

Índice

Como usar o FES?

Como usar o FES?

5. FES - Estimulação elétrica funcional. A Fes é um aparelho que leva à contração muscular de um grupo muscular paralisado ou extremamente fraco, como em caso de paralisia cerebral, hemiplegia ou paraplegia, por exemplo.

Como encontrar o ponto motor para colocação dos eletrodos?

O ponto motor é aquele que melhor responde à eletroestimulação. Para identificá-lo com precisão basta estimular as zonas circunstantes, nas proximidades do ventre muscular, com uma intensidade pré estabelecida.

Como posicionar os eletrodos no TENS?

Coloque os elétrodos a pelo menos 3 cm de distância um do outro. Dessa maneira, você evitará que muita eletricidade seja aplicada na mesma área. Enquanto ajusta os elétrodos, mantenha o aparelho de TENS desligado.

Qual a frequência do FES?

Um dos primeiros parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência. Nos equipamentos nacionais, consegue-se trabalhar em uma faixa de Hz, porem clinicamente é observada uma faixa mais restrita entre 30 e 80 Hz.

Como usar o FES neurodyn?

O NEURODYN PORTABLE TENS fES é um equipamento monofásico, podendo ser ligado às tensões de rede na faixa de 100-240V ~ 50/60 Hz. Basta ligar o aparelho na rede elétrica e ele fará a seleção de tensão de rede automaticamente. O cabo de ligação à rede elétrica é destacável.

Onde devemos posicionar os eletrodos para eletroestimulação?

Eletroestimulação transcutânea | São colocados dois elétrodos de superfície, colados à pele, no trajeto do nervo. Um dos elétrodos é colocado entre 1 a 10 centímetros acima do maléolo medial e o outro no arco do pé.

Onde normalmente está localizado o ponto motor muscular?

O ponto motor é o local onde o nervo entra no músculo e é caracterizado por uma alta condutância elétrica e uma baixa resistência cutânea, geralmente situando-se na porção média do músculo.

Quais são os eletrodos utilizados no exame?

Os 10 eletrodos utilizados no exame são classificados em dois grupos: periféricos e precordiais. Eletrodos periféricos são quatro dispositivos usados para obter registros em plano frontal.

Quais são os tipos de eletrodos utilizados atualmente?

Variação de tipos de eletrodo utilizados atualmente. Existem quatro tipos comuns de eletrodos: ventosa, clip, selo e pinça. Os eletrodos tipo pinça são usados para extremidades, ou seja, são os dispositivos periféricos colocados nos braços e pernas do paciente. As demais modalidades são fixadas na região torácica.

Como colocar o eletrodo no braço direito?

Caso o paciente tenha algum dos membros amputado, o dispositivo deve ser colocado na extremidade mais próxima ao membro, usando um adesivo descartável para fixar. Por exemplo, se o braço direito foi amputado, o eletrodo é posicionado no ombro direito.

Como funciona a eletricidade na dor?

Trata-se de uma técnica de controle da dor em que elétrodos são colocados na pele para administrar pulsos elétricos rápidos e de baixa intensidade. Acredita-se que a eletricidade bloqueia as mensagens de dor enviadas ao cérebro e estimula o corpo a produzir endorfinas, o que promove a redução da dor.

Postagens relacionadas: