Qual a definição de inteligência segundo Howard Gardner psicólogo da Universidade de Harvard?

Índice

Qual a definição de inteligência segundo Howard Gardner psicólogo da Universidade de Harvard?

Qual a definição de inteligência segundo Howard Gardner psicólogo da Universidade de Harvard?

Nesta concepção, a inteligência segundo (Teles, 1991, p. ... 160) pode ser definida como "uma capacidade de resolver, de maneira criativamente nova e original, os problemas da situação, isto é, do meio em que vive".

O quê Gardner fala sobre a inteligência?

Gardner afirma que a inteligência acadêmica não pode ser o fator decisivo para definir uma pessoa. Isso significa que a sociedade precisa levar em consideração as outras habilidades e começar a valorizá-las.

Quais são as inteligências de Gardner?

As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...

Quais as inteligências múltiplas apresentadas por Howard Gardner?

Oito inteligências de Howard Gardner

  1. Inteligência lógico-matemática. ...
  2. Inteligência espacial-visual. ...
  3. Inteligência verbo-linguística. ...
  4. Inteligência interpessoal. ...
  5. Inteligência intrapessoal. ...
  6. Inteligência naturalista. ...
  7. Inteligência corporal-cinestésica. ...
  8. Inteligência musical.

Qual o nome da teoria do psicólogo cognitivo Howard Gardner E o que ela ampliou?

Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norteamericano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980.

Qual a diferença de inteligências múltiplas e QI?

Durante muito tempo, o senso comum relacionou a palavra “inteligência” aos famosos testes de QI ou à resolução de problemas complexos de lógica. No entanto, segundo a teoria da inteligência múltipla do pesquisador norte-americano Howard Gardner, esse é apenas um dos tipos de inteligência!

Qual é a teoria das inteligências múltiplas?

Inteligências múltiplas é uma teoria desenvolvida a partir dos anos 80 por uma equipe de pesquisadores da universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, que identificou sete tipos de inteligência. Esta teoria proporcionou grande impacto na educação no início dos anos 90.

Qual a teoria de Garden?

Para Gardner, cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa a ocorrer por volta dos 5 anos. Segundo ele, a educação costuma errar ao não levar em conta os vários potenciais de cada um.

Quantos tipos de inteligência Gardner identificou em suas pesquisas?

Gardner identificou nos seres humanos as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.

Quais são as múltiplas inteligências?

Teoria das inteligências múltiplas: 9 tipos de inteligência que todo professor deve conhecer

  • 2.1 1. Espacial.
  • 2.2 2. Corporal e cinestésica.
  • 2.3 3. Musical.
  • 2.4 4. Intrapessoal.
  • 2.5 5. Interpessoal.
  • 2.6 6. Lógico-matemática.
  • 2.7 7. Linguística.
  • 2.8 8. Existencial.

Como evoluiu a pesquisa de Howard Gardner?

Crédito: Fronteiras do pensamento/ Divulgação. A pesquisa de Howard Gardner evoluiu com o estudo de gênios e pessoas com lesões cerebrais e com o desenvolvimento de técnicas de mapeamento do cérebro na década de 1990.

Qual a importância do trabalho de Howard Gardner?

Isso porque mostra que toda essa reflexão está diretamente relacionada à melhora da vida social e emocional entre as pessoas. Mais do que isso, está relacionada à melhora da convivência consigo mesmo. Em suma, o trabalho de Howard Gardner facilita uma visão completa do indivíduo.

Como entender o que é inteligência?

É importante, antes de qualquer discussão sobre o assunto, buscarmos entender o que é inteligência. Na concepção tradicional, a inteligência é uma só, inata e geral.

Qual a influência do norte-americano sobre a inteligência humana?

Já atraído por essa área de estudo, Gardner recebeu influências do trabalho do norte-americano Robert Sterberg, que estudou as variações do conceito de inteligência inserido em diversas culturas. Dessa forma, Gardner passou a buscar mais informações sobre a inteligência humana.

Postagens relacionadas: