Qual era a doença da revolta da vacina?

Índice

Qual era a doença da revolta da vacina?

Qual era a doença da revolta da vacina?

Ouça em voz altaPausarEm meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola no Hospital São Sebastião. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina, que consistia no líquido de pústulas de vacas doentes. Afinal, era esquisita a idéia de ser inoculado com esse líquido.

Quantas pessoas morreram de varíola em 1904?

3.500 pessoas Ouça em voz altaPausarNo inverno de 1904, uma violenta epidemia de varíola se abateu sobre a cidade do Rio de Janeiro. Somente naquele ano, cerca de 3.500 pessoas morreriam na capital federal vitimadas pela doença.

Quanto tempo durou a revolta da vacina?

Ouça em voz altaPausarO ano era 1904 e, na época, o Rio ainda era a capital da recém-proclamada república brasileira. Na prática, a Revolta da Vacina durou apenas seis dias: foi de 10 a 16 de novembro.

Qual foi a Vacina obrigatória em 1904?

Ouça em voz altaPausarPara o controle da varíola, foi aprovada uma lei que, visando à vacinação em massa da população, tornou a vacina obrigatória. Em 29 de junho de 1904 o governo enviou ao Senado um anteprojeto de lei que estabelecia a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola para todas as pessoas.

Qual foi a causa da revolta da vacina?

Ouça em voz altaPausarA Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.

Postagens relacionadas: