Como é colocado o pino de fibra de vidro no dente?
Índice
- Como é colocado o pino de fibra de vidro no dente?
- Como colocar pino de fibra de vidro em Molar?
- Como é feito o pino de fibra de vidro?
- Para que serve o pino de fibra de vidro no dente?
- Qual material cimentamos o pino de fibra de vidro dentro do canal radicular?
- Qual a desvantagem do pino de fibra de vidro?
- Quando surgiu o pino de fibra de vidro?
- Quais as vantagens e desvantagens do pino de fibra de vidro?
- Qual o requisito fundamental para fazer pino de fibra de vidro?
- Qual a altura do pino de fibra de vidro cônico?
- Como escolher o pino de fibra?
- Qual o tipo de fibra de vidro?
Como é colocado o pino de fibra de vidro no dente?
Em relação ao procedimento para colocação, é simples e indolor. Começa com a remoção do material deixado pelo endodontista quando foi feito o canal. Depois, é fixado o pino na raiz do dente com um cimento resinoso bem resistente e durável.
Como colocar pino de fibra de vidro em Molar?
Desobturação do Canal A inserção do pino deve ser de aproximadamente 2/3 do comprimento radicular, permanecendo 3 a 4 mm de obturação na região apical do conduto radicular.
Como é feito o pino de fibra de vidro?
O pino de fibra de vidro é composto por uma estrutura formada por filamentos de fibra de vidro condensados. Eles formam um corpo sólido e único, que é muito resistente e compatível com o dente. No que se refere ao formato, pode haver variação, conforme a necessidade do diâmetro de cada conduto.
Para que serve o pino de fibra de vidro no dente?
O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.
Qual material cimentamos o pino de fibra de vidro dentro do canal radicular?
Levar imediatamente o cimento resinoso dual convencional para dentro do canal e inserir imediatamente o pino (O cimento pode ser levado ao canal com o próprio pino).
Qual a desvantagem do pino de fibra de vidro?
Desvantagens
- escurecimento do dente;
- possibilidade de corrosão;
- maior número de sessões para o tratamento;
- custo mais elevado;
- uso da técnica de cimentação convencional.
Quando surgiu o pino de fibra de vidro?
Surgiu então a ideia de se colocar fibras dentro de uma matriz orgânica apresentada por Woo, em 1974. Em 1984 a noção de se utilizar materiais de características físico-mecânicas próximas daqueles da estrutura dental, tornou-se uma necessidade.
Quais as vantagens e desvantagens do pino de fibra de vidro?
Conheça as vantagens do pino de fibra de vidro
- Módulo de elasticidade similar ao da dentina. O módulo de elasticidade é o valor de deformação do material sob determinada tensão. ...
- Menor risco de fraturas. ...
- Estética superior. ...
- Praticidade técnica. ...
- Custo-benefício. ...
- Cimentação adesiva. ...
- Ausência de corrosão.
Qual o requisito fundamental para fazer pino de fibra de vidro?
QUAL REQUISITO FUNDAMENTAL PARA FAZER O PINO DE FIBRA DE VIDRO? “ Sine qua non” Remanescente coronário entre 40% a 50%, pois como iremos depender do cimento. Adesão e resistência intra-radicular é a pior que existe, então nossa adesão vai se dar no terço cervical e na porção coronária.
Qual a altura do pino de fibra de vidro cônico?
Para o correto ajuste do pino de fibra de vidro cônico e obtenção de uma profundidade de intrarradicular suficiente para distribuição de forças, optou-se em fazer um preparo intrarradicular de 17 mm de altura, preservando 7 mm de remanescente de material obturador no ápice radicular.
Como escolher o pino de fibra?
Seleção do pino de fibra Existem vários formatos e comprimentos (cilindro, cônicos, tronco-conicos) com ranhuras ou lisos. Preferência do professor: Tronco cônico com extremidades arredondadas e lisos, para diminuir ainda mais a espessura do cimento.
Qual o tipo de fibra de vidro?
PINO DE FIBRA DE VIDRO Ele é composto basicamente por fibras de fibra de vidro ao longo eixo envoltas por uma matriz resinosa epóxi, que une essas fibras. Existem diversas formas, cônico, cilíndrico, tronco-cônicos, liso ou com retenção.