Onde emplacar placa Mercosul?
Onde emplacar placa Mercosul?
O cidadão vai até uma empresa credenciada – disponível no site do Detran – com o registro do veículo e o código de autorização de estampagem (AE). A empresa confere se esse código está autorizado, vincula o QR Code da placa ao veículo e conclui a instalação.
Como funciona o emplacamento da placa Mercosul?
O CRV é emitido e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é informando pelo Detran que a Placa Mercosul pode ser confeccionada. O dono do veículo, então, recebe a autorização para estampagem da placa e fica livre para escolher o fornecedor – que podem ser conferidos no site do Detran de seu estado.
Qual a dimensão da nova placa?
A nova placa terá a mesma dimensão da antiga e sua composição seguirá da seguinte forma: – 3 letras, 1 número,1 letra e 2 números ex: RIO02B19, – A cor de fundo será branca para todos os veículos, – O que os diferenciará serão as cores das letras dos números e das bordas,
Quais são as letras da placa nova?
A placa nova manterá todas as letras da antiga, o primeiro e os dois últimos números. O segundo número será trocado por uma letra, de acordo com a seguinte tabela de conversão: Como exemplo, tomemos a placa QUA-1960. Na migração o número “9” será substituído por um “J”, ficando QUA1J60.
Como substituir as placas de coleção?
Prateado: modelos de coleção. Agora todas as placas têm fundo branco, mas os números mudam de cor de acordo com a categoria do veículo. Para quem substituir a placa atual do veículo, o segundo algarismo será substituído por uma letra. Exemplo: AAA 1111 passará a ser AAA 1B11.
Quando é obrigatória a troca de placas?
Existem quatro situações em que elas são obrigatórias: 1) no primeiro emplacamento; 2) na transferência de município (apenas uma vez); 3) na troca de categoria do veículo; 4) placa antiga ilegível ou danificada. De qualquer forma, quem quiser fazer a troca de forma espontânea também pode, desde que as placas já estejam disponíveis em seu Estado.