O que significa ferro Serico baixo e ferritina alta?

Índice

O que significa ferro Serico baixo e ferritina alta?

O que significa ferro Serico baixo e ferritina alta?

Níveis altos de ferro sérico: Toda ferritina baixa indica falta de ferro, mas será que toda ferritina alta indica excesso de ferro? A resposta é NÃO! A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado que pode aumentar em situações inflamatórias crônicas como esteatose, diabetes, obesidade, etc.

O que quer dizer ferritina muito alta?

A ferritina é uma proteína produzida no fígado e que atua no armazenamento de ferro no corpo, por isso, quando está alta, indica que há excesso do mineral. Sendo assim, a ferritina alta está relacionada ao aumento da presença de ferro na corrente sanguínea.

O que é bom para diminuir a ferritina?

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

Quais os sintomas de excesso de ferro no organismo?

Sintomas de excesso de ferro

  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Impotência;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Dor nas articulações;
  • Queda de cabelo;
  • Alterações nos ciclos menstruais;

Por que a ferritina é alta ou baixa?

Ferritina: o que é e porque pode estar alta ou baixa. A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Assim, o exame de ferritina séria é feito com o objetivo de verificar a falta ou excesso de ferro no organismo, por exemplo.

Qual o marcador da ferritina para o câncer de mama?

Fora a questão da diabetes, pesquisadores apontam que um nível alto do marcador pode indicar problemas no tratamento de outros doenças. Num estudo publicado nesse ano, pesquisadores sugeriram que a ferritina poderia influenciar inclusive na progressão do câncer de mama, através da sua participação nas vias inflamatórias.

Como fazer o exame da ferritina?

Saiba mais sobre o exame da Ferritina. Em casos de hemacromatose, histórico familiar de excesso de ferro no sangue ou alcoolismo, por exemplo, é importante realizar acompanhamento periódico dos níveis de ferro sangue e, assim, evitar complicações.

Quais são os sintomas do excesso de ferritina?

Linfoma de Hodgkin; Infarto do miocárdio em homens; Leucemia; Hemocromatose; Geralmente, os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal e o tratamento para ferritina alta depende da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e ...

Postagens relacionadas: