Como fazer uma citação com reticências?
Índice
- Como fazer uma citação com reticências?
- Como usar reticências ABNT?
- Como citar uma frase incompleta?
- Quando usar reticências em uma citação?
- Quando usar em uma citação?
- Quando se usa os três pontos?
- Será que as reticências podem ser usadas?
- Quais são as reticências de um discurso?
- Qual a origem da palavra reticência?
- Como as reticências podem ser empregadas?
Como fazer uma citação com reticências?
Em trechos de citações, ou seja, quando não se apresenta a frase completa do autor, podemos usar as reticências entre parênteses ou entre colchetes.
Como usar reticências ABNT?
Podem ser utilizadas no início da citação, no interior, no final ou entre um parágrafo e outro, quando se suprime um parágrafo inteiro. Neste último caso as reticências ficam numa linha sozinha.
Como citar uma frase incompleta?
Quando uma citação está incompleta, havendo partes da mesma que não foram transcritas.
- “ Houve momentos de alegria e de tristeza, havendo também […] experiências inesquecíveis […]”
- “[…] estaria para sempre esperando por mim.”
Quando usar reticências em uma citação?
Para indicar a omissão de um trecho no meio da citação, são utilizadas reticências entre parênteses.
Quando usar em uma citação?
A citação direta e indireta são recursos utilizados nos textos científicos para nos referir a algum autor que já escreveu algo sobre aquele tema que estamos a tratar. Então, usamos as citações para incluir as opiniões e constatações deles nos nosso texto.
Quando se usa os três pontos?
Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, ...
Será que as reticências podem ser usadas?
Numa narração, um dos casos em que as reticências podem ser usadas acontece quando um personagem começa a falar sobre uma ideia e a interrompe. Quanto às tarefas... Fico cansado só de pensar em tudo o que preciso fazer...
Quais são as reticências de um discurso?
As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios. Veja também: Sinais de Pontuação. 3.
Qual a origem da palavra reticência?
As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “...”. A origem da palavra vem da língua latina “reticere” e já tinha a concepção de suprir algo.
Como as reticências podem ser empregadas?
As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso.Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações. Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz explicação e exemplos de como as reticências podem ser empregadas.