Quais os cuidados com a transfusão de sangue?
Índice
- Quais os cuidados com a transfusão de sangue?
- Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue?
- O que significa infusão de sangue?
- Como infundir concentrado de Hemacias?
- Como é formado o sangue?
- Qual a assessoria para coleta de sangue?
- Quando o exame poderá ser realizado no sangue total?
- Como é feita a coleta de amostras de sangue?
Quais os cuidados com a transfusão de sangue?
Atenção: Antes de cada transfusão é necessária a coleta de uma amostra de seu sangue, para realização de testes que determinam a sua compatibilidade com o sangue que poderá ser transfundido. Dependendo do componente, a coleta da amostra poderá ser dispensada. A cada 72 horas a amostra deve ser renovada.
Quando uma pessoa precisa de transfusão de sangue?
Quando ocorre uma perda grande de sangue; Quando ocorre uma perda e/ou comprometimento das funções de um dos seus componentes, durante ou depois de uma intervenção cirúrgica ou de um parto; Em doentes tratados por doenças sanguíneas; No casos de anemia grave ou leucemia.
O que significa infusão de sangue?
A transfusão de sangue é um procedimento médico que consiste na transferência do sangue total ou de parte de seus componentes (hemocomponentes) de um doador para um receptor.
Como infundir concentrado de Hemacias?
Orientações para transfusão: Os CHs devem ser infundidos preferencialmente em acesso venoso exclusivo, periférico, utilizando “scalps” ou cateteres de calibre superior a 19 e 20, respectivamente. O tempo de infusão deve ser de minutos (min), sendo que o tempo de infusão não deve ser superior a 4 horas.
Como é formado o sangue?
O sangue é formado por duas fases: elementos, figurados (os glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas) e o plasma que corresponde à fase líquida na qual os primeiros em suspensão. Este, sendo removidoda circulação coagula, e, do coágulo separa-se um líquido amarelo-claro: o soro sangüíneo.
Qual a assessoria para coleta de sangue?
Assessoria Pedagógica Maria Lúcia Ricciotti Ribinik Martistela Arantes Marteleto Técnicas para coleta de sangue. Brasília: Ministério da Saúde, Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. 1997. 63 p. II. (série TELELAB). 1. Coleta de Sangue. I. Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (Brasil). II.
Quando o exame poderá ser realizado no sangue total?
Dependendo da análise o exame poderá ser realizado no sangue total. (exemplo: Hemograma); no plasma (exemplo: glicose, provas de coagulação) . no soro (exemplo: bioquímicos e sorológicos). Quando a análise for realizada no soro, este será obtido através da coleta .
Como é feita a coleta de amostras de sangue?
A coleta de amostras de sangue para testes sorológicos deve ser realizada preferencialmente com o paciente em jejum. Nos testes sorológicos para diagnósticos das DST e aids, o fato de o paciente não estar em jejum não impede a coleta, a menos que ele tenha ingerido alimentos gordurosos, nas últimas três horas. CONDIÇÕES PARA A COLETA