Quando morreu Hélio Oiticica?
Índice
- Quando morreu Hélio Oiticica?
- Quem foi Hélio Oiticica em arte?
- O que é bolides de Hélio Oiticica?
- Como Hélio Oiticica trabalhava?
- Quem foi Hélio Oiticica fale de sua vida e obra?
- Qual a relação de Hélio Oiticica com a arte propositora?
- Quais tipos de materiais Hélio Oiticica utilizava em sua arte?
- O que a Tropicália tem a ver com Hélio Oiticica?
- Quem foi Hélio Oiticica e a sua importância para o neoconcretismo?
- Como Hélio Oiticica divulgava suas obras?
Quando morreu Hélio Oiticica?
22 de março de 1980 Hélio Oiticica/Data de falecimento
Quem foi Hélio Oiticica em arte?
Artista performático, pintor e escultor. Sua obra caracteriza-se por um forte experimentalismo e pela inventividade na busca constante por fundir arte e vida. ... Em 1954, com o irmão César Oiticica (1939), Hélio inicia os estudos de pintura com Ivan Serpa (1923-1973), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ).
O que é bolides de Hélio Oiticica?
Em 1963, Hélio Oiticica iniciou a produção dos Bólides. São trabalhos em formato de caixa, majoritariamente em madeira ou vidro, mas também em plástico, contendo diferentes materiais como pigmento, terra, água, espelhos, conchas, pedaços de tecido ou papel, fotografias ou poemas.
Como Hélio Oiticica trabalhava?
Núcleos e Bólides Nos anos 60, Hélio Oiticica afirma sua posição como artista engajado, tendendo para a ideia de um campo ampliado da pintura - a superação do quadro, presente em suas experiências neoconcretas - e a arte ambiental.
Quem foi Hélio Oiticica fale de sua vida e obra?
Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro, pintor, escultor e destacado artista performático. Foi um dos grandes nomes da arte concreta no Brasil. Hélio Oiticica nasceu no Rio de Janeiro, no dia 26 de julho de 1937. ... Nesse mesmo ano escreve seu primeiro texto sobre artes plásticas.
Qual a relação de Hélio Oiticica com a arte propositora?
De acordo com os textos que foram escritos entre 19, Hélio Oiticica foi um dos poucos artistas que teorizou, conceituou, a própria arte. A ideia do artista era fixar questões essenciais no campo da arte. Quanto mais escrevia, mais potencializava sua teoria que irá acompanhar cada obra e invenção.
Quais tipos de materiais Hélio Oiticica utilizava em sua arte?
Já na série Bólides, Hélio Oiticica coloca o participador em contato com diferentes artefatos de vidro, plástico e cimento, explorando, assim, a relação espectador-objeto de forma desinteressada e desvinculada de uma ação útil, estabelecendo uma relação puramente intuitiva.
O que a Tropicália tem a ver com Hélio Oiticica?
A obra era constituída por um labirinto de madeira forrado com areia e pedras, que, ao ser percorrido pelo espectador, colocava-o em contato corporal com diversos elementos naturais e culturais do Brasil, como plantas tropicais e araras nativas, num percurso que terminava em frente a um aparelho de televisão ligado.
Quem foi Hélio Oiticica e a sua importância para o neoconcretismo?
Hélio Oiticica (1937-1980) ) foi um artista plástico brasileiro, pintor, escultor e destacado artista performático. Foi um dos grandes nomes da arte concreta no Brasil. ... Entre 19, Hélio participa do Grupo Frente, formado por concretistas que trabalham, sobretudo, no registro da abstração geométrica.
Como Hélio Oiticica divulgava suas obras?
Hélio Oiticica, além de realizar as sua obras, também teorizava sobre elas em textos como "Os bólides e o sistema espacial que neles se revela", "Bases fundamentais para definição do parangolé", e "Anotações sobre o parangolé", entre muitos outros, que divulgava mimeografadas.