Como é colocada a sonda nasogástrica?

Índice

Como é colocada a sonda nasogástrica?

Como é colocada a sonda nasogástrica?

Procedimento da introdução

  1. Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com estetoscópio, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos.
  2. Ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20ml.
  3. Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada.

Quando colocar sonda Nasogastrica?

Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).

Qual o posicionamento de uma sonda gástrica?

A aspiração de suco gástrico indica a entrada da sonda no estômago. O posicionamento de sondas maiores é checado inserindo-se 20 a 30 mL de ar e auscultando-se a passagem de ar com o estetoscópio abaixo da região subcostal esquerda.

Como é colocada a sonda?

Com a mão não dominante segurar o pênis, em seguida, com a mão dominante, introduzir a sonda até retornar urina no intermediário da bolsa coletora, sendo seguro introduzir mais uma porção a fim de evitar inflar o balonete no canal uretral, pois o equipamento deve ser inflado no interior da bexiga urinária.

Qual a diferença entre sonda enteral para sonda nasogástrica?

A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda de Levine, é uma das mais usadas na área medicinal. ... Diferentemente da sonda nasoenteral, não possui fio-guia e não requer exame de raio X para verificar sua localização. Nesse procedimento, o tubo é introduzido pela narina e posicionado no estômago.

Qual é o objetivo da sonda nasoenteral?

A sondagem nasoentérica é a passagem de uma sonda através das fossas nasais, geralmente até o jejuno com a finalidade de alimentar e hidratar. Esta sonda causa menos traumas que a sonda nasogástrica, podendo permanecer por mais tempo, e reduz o risco de regurgitação e aspiração traqueal.

Quais as indicações para utilização da gastrostomia?

A gastrostomia é indicada quando o paciente necessita manter a via alternativa de alimentação enteral por mais de um mês2, pois a permanência da sonda nasoenteral, além desse período, aumenta o número de complicações3. A disfagia é o maior motivo da indicação da GPE.

Como medir a sonda nasoenteral?

Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 30 a 40 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. ► Passar a sonda através de uma das narinas solicitar ao paciente que auxilie (quando possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe.

¿Qué son las sondas nasogástricas?

Sonda nasogástrica: Polivinilo: son gruesas, algo rígidas y adecuadas para la descompresión gástrica. Los calibres para utilizar son de 16 a 20 French. Silicona y poliuretano: Son finas y elásticas, se usan para drenajes de larga duración como sondas de alimentación.

¿Cómo evitar que se obstruya la sonda?

Además, para evitar que la sonda se obstruya y sea necesario cambiarla, solo se debe utilizar alimentos líquidos como sopas o merengadas, por ejemplo.

¿Cómo evitar que la sonda salga del lugar?

La alimentación a través de sonda es un proceso relativamente simple, sin embargo, es importante tener algunos cuidados para evitar que la sonda salga del lugar y evitar que los alimentos puedan llegar a los pulmones, pudiendo causar una neumonía por aspiración, por ejemplo.

¿Cómo sienta la sonda en la parte posterior de la garganta?

Así que simplemente debes pedirle que te indique cuando sienta la sonda en la parte posterior de la garganta. Tan pronto como la sonda llegue a la parte superior de la garganta, guía la cabeza del paciente hasta hacer que el mentón entre en contacto con su pecho. Esto puede ayudar a que la sonda ingrese en el esófago en lugar de la tráquea.

Postagens relacionadas: