Como dimensionar dissipador?

Índice

Como dimensionar dissipador?

Como dimensionar dissipador?

Resumão

  1. PASSO 1: Calcular a potência que será dissipada no componente. ...
  2. PASSO 2: Estimar a temperatura de junção a partir da equação (3) e verificar se é necessário utilizar um dissipador de potência. ...
  3. PASSO 3: Em caso afirmativo, calcular a resistência térmica necessária para o dissipador seguindo a equação (5).

O que usar como dissipador de calor?

Um dissipador de calor ou, como também pode ser encontrado, dissipador de energia térmica ou promotor de calor, é um objeto produzido em metal, sendo os mais comuns o de cobre e o de alumínio, que têm como objetivo maximizar a taxa de dissipação térmica.

Como escolher um dissipador de calor?

A fórmula principal é: Tf = Ta + (PD x Rθ) onde: Tf = Temperatura final; Ta = Temperatura Ambiente; PD = potência dissipada no dispositivo; Rθ = Resistência térmica total da junção até o ar (para o caso do dispositivo sem dissipador usar Rθ = Rθja - Rθjc, com dissipador Rθ = Rθjc + Rθdissipador).

Como escolher um dissipador?

Os Dissipadores Na Prática - Como escolher Muitos possuem uma camada anodizada de óxido escuro que tem por finalidade reduzir em até 25% a resistência térmica. Os dissipadores comuns resfriados por convecção sem ser forçada possuem uma constante de tempo térmica típica que varia entre 5 e 15 minutos.

Como fazer um dissipador de calor?

Coloque o dissipador de calor na parte superior do processador. Quadrados, exatamente em linha com o processador e não torcê-lo durante a instalação . Pressione-o para baixo, de ânimo leve. Fixe o dissipador de calor no lugar grampeando as travas fornecidas no lugar.

Qual é o melhor dissipador de calor?

A condutividade térmica do cobre é quase 60% maior que a do alumínio. Isso significa que um dissipador de calor de cobre será muito mais eficaz na remoção de calor do que um de alumínio.

Qual a potência máxima de um dissipador?

Cara, essa potêcia maxima dita pelo fabricante é obtida com o auxilio de dissipadores. O transistor em si nunca irá conseguir dissipar sozinho todo esse calor. Quando a sua potência ultrapassa a faixa dos mW ja é aconselhavem um pequeno dissipador. Se cehgar na casa dos 10W é bom ter um dissipador grandinho.

Quanto Tempo é necessário para o dissipador de ar?

Leva tempo para o dissipador “responder” às variações de temperatura do componente nele montado. Essa inércia se deve basicamente à massa do dissipador, a qual deve ser aquecida, absorvendo ou cedendo calor quando a temperatura do ar ambiente ou do componente variam.

Qual a potência de um dissipador grandinho?

Se cehgar na casa dos 10W é bom ter um dissipador grandinho. Para 50W duvido que somente um dissipador seja suficiente, talvez até coolers sejam necessários. O que é importante, esse dado diz a potência maxima que ele suporta internamente, desde que extrenamente tudo esteja correto.

Como funciona o dissipador de calor?

Os dispositivos operam com potências cada vez mais elevadas e no limite de suas capacidades de dissipação. O uso do dissipador de calor correto, instalação perfeita e ventilação adequada são preocupações tão importantes quanto a própria parte elétrica do circuito. Obs.: No site podem ser encontrados outros artigos sobre este mesmo assunto.

Postagens relacionadas: