O que é o currículo na educação?

Índice

O que é o currículo na educação?

O que é o currículo na educação?

De maneira geral, pode-se afirmar que currículo é a seleção cultural de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, procuram garantir aos educandos o direito à riqueza de conhecimentos e de cultura produzidos socialmente.

Qual é a relação do currículo com o poder?

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. ... O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

Qual é a função do currículo?

O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.

Como deve ser o currículo escolar?

Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...

O que é e para que serve o currículo escolar?

O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é o guia, mas cada instituição cria seu próprio currículo escolar.

Quais são os tipos de currículo escolar?

Quais são os diferentes tipos de currículo?

  • Currículo simples em texto.
  • Currículo cronológico.
  • Currículo temático.
  • Currículo combinado ou misto.
  • Vídeo-currículo.
  • Currículo com carta de apresentação.
  • Currículo com fotografia.

Porque o currículo é considerado um elemento de poder?

No currículo é instaurado um conhecimento de caráter científico, objetivo e indiscutível, portanto legítimo, como se espelhasse a realidade e não uma visão de realidade. Ele é resultado das disputas pelo poder, apresentando modos de pensar e de produzir o mundo, construindo hegemonias.

Qual a diferença entre currículo formal e informal?

Representa a obrigação formal do professor, traduz-se num horário lectivo semanal para os alunos e professor e no cumprimento de programas previamente concebidos. O Currículo Informal, refere-se a todas as actividades estruturadas ou não estruturadas que decorram para além das actividades lectivas dos alunos.

O que é currículos e programas?

Inicialmente o currículo era compreendido como o plano e programa a ser seguido pelas instituições escolares, e trazia os objetivos, conteúdos e métodos instrucionais.

O que significa adequar o currículo?

A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. ... Uma maior diversificação curricular, que contempla as variações do alunado, vincula-se diretamente a uma menor necessidade de adequações curriculares.

Qual o tema de um trabalho acadêmico?

Passo 1a – Definição e indicação do tema O tema de um trabalho acadêmico nunca é singular – sempre se apresenta composto, propõe a interrelação de conceitos envolvidos num determinado problema, uma vez que a realidade é complexa.

Como o trabalho pedagógico deve contribuir para transformar um cidadão autônomo?

Para Gasparin (2005), o trabalho de todo o processo ensino e aprendizagem deve contribuir para transformar um aluno-cidadão em um cidadão mais autônomo. Inicialmente, este trabalho pedagógico exige um aluno que se aproprie dos conhecimentos científicos pela mediação do professor.

Como deve incluir o período de estágio em seu currículo?

No entanto, caso busque uma colocação na iniciativa privada, o novo profissional não só pode como deve incluir o período de estágio em seu currículo, especificando as atividades que desenvolvia e as competências que adquiriu durante a atividade. Porém, um projeto de lei em trâmite na Câmara dos Deputados pretende mudar essa situação.

Qual o melhor modelo de currículo para o aluno?

O cronológico inverso é o currículo que o diretor da escola, ou qualquer outro recrutador, já está acostumado a ler, portanto é mais fácil de prender a atenção deles. Esse é o melhor modelo de currículo, pois funciona em todos os casos. É o aluno prodígio.

Postagens relacionadas: