Como o narrador define a personagem Iracema?

Índice

Como o narrador define a personagem Iracema?

Como o narrador define a personagem Iracema?

De acordo com o romantismo europeu, Iracema pode ser caracterizada como um exemplo de "mulher-anjo" - virgem, delicada, bela, capaz de se sacrificar pelo homem que ama, Martim.

Qual é o tipo de narrador do livro Iracema?

terceira pessoa A história é narrada em terceira pessoa, ou seja, possui um narrador externo onisciente. A narrativa não é linear. O primeiro capítulo mostra a conclusão da história, com o Martim partindo da costa cearense levando consigo o filho que tivera.

Como se chamava Iracema?

Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos). A palavra "Iracema" é um anagrama de "América".

Quais as características da Iracema?

Os traços atribuídos a Iracema são análogos à exuberante natureza local. Ela é apresentada como “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati. Essa harmoniosa relação, entretanto, dura somente até o contato da índia tabajara com o colonizador.

Quais são os personagens históricos de Iracema?

Iracema possui personagens históricos, ou seja, que realmente existiram e fizeram parte da História do Brasil. Martim e Poti são um exemplo. Além disso, o livro é escrito após a regularização da colonização do Ceará.

Quais são os clássicos de Iracema?

Além de Iracema, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em sua obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão.

Por que a obra “Iracema” é representativa do romantismo brasileiro?

1.Por sua temática e sua linguagem, “Iracema”, de José de Alencar, pode ser inserida no quadro de obras representativas do Romantismo brasileiro. Explique por quê. RESPOSTA: José de Alencar imprimiu à obra “Iracema” uma linguagem brasileira, misturando o português com o tupi-guarani.

Qual a relação entre Iracema e Martim?

Através do romance entre Iracema e Martim, José de Alencar romantizou o processo de colonização do Ceará, simbolicamente representativo do processo de colonização do Brasil. Iracema apresenta uma espécie de conciliação entre o branco e o índio, na medida em que romantiza a dominação de um povo pelo outro.

Postagens relacionadas: