Qual a importância do livro Iracema para a literatura brasileira?

Índice

Qual a importância do livro Iracema para a literatura brasileira?

Qual a importância do livro Iracema para a literatura brasileira?

Iracema é a obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista do escritor José de Alencar. É também o livro mais representativo de uma temática conhecida como “romance indianista”, que fazia parte da produção do romantismo brasileiro, na primeira metade do século XIX.

São características da obra do autor de Iracema?

É considerado um poema em forma de prosa, com características épicas, em que tanto Martim como Iracema são heróis. Iracema é uma típica heroína que representa o romantismo: espera o amado, se entrega a ele, fica com saudades, e morre por essa saudade.

Qual é o significado do poema Iracema?

Iracema é considerado por muitos “um poema em prosa” e narra a história de uma índia tabajara que se apaixona por um colonizador europeu. Utilizando-se desse encontro entre a índia e o seu amado, José de Alencar faz uma alegoria do processo de colonização do Brasil e de toda a América.

Qual é a análise literária de Iracema?

Iracema: análise literária Iracema, de José de Alencar, é uma obra pertencente à primeira geração do Romantismo brasileiro e apresenta a história de uma índia que se apaixona por um guerreiro branco.

Como é o livro de Iracema?

Para ajudar você, fizemos um resumo completo de Iracema para você entender bem os detalhes desse livro e sua importância histórica! Iracema foi uma obra escrita e publicada em 1865.

Qual a história da obra “Iracema”?

A história da obra “Iracema” tem início durante uma caçada do personagem Martim.Ele se perde dos companheiros pitiguaras e caminha sem rumo durante três dias até chegar ao campo dos tabajaras.. Neste momento se depara com Iracema, que assustada e amedrontada com a presença de um homem branco em suas terras, o acerta com uma flechada certeira.

Postagens relacionadas: