O que é cultura participativa Jenkins?

Índice

O que é cultura participativa Jenkins?

O que é cultura participativa Jenkins?

Para Jenkins, a cultura participativa diminui barreiras à expressão artística, o que aumenta o estímulo à criação e partilha do que criamos com os outros. Nesse sentido, cada um dos participantes acredita na relevância da sua contribuição.

O que é a cultura da convergência?

O conceito de Cultura da Convergência, criado por Henry Jenkins, refere-se a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa, e a inteligência coletiva.

Quais são os conceitos de convergência?

Significado de Convergência substantivo feminino Condição do que caminha para o mesmo ponto ou objetivo: convergência de opiniões. Qualidade do que é capaz de convergir, dirigir-se para um ponto comum. Ação ou efeito de convergir, tender para um ponto em comum.

Quais os conceitos de Jenkins?

Jenkins fundamenta seu argumento em um tripé composto por três conceitos básicos: convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa. Inteligência coletiva refere-se à nova forma de consumo, que tornou-se um processo conjunto e pode ser considerada uma nova fonte de poder.

O que é a cultura midiática?

Cultura midiática tem a ver com determinada visão de mundo, com valores e comportamentos, com a absorção de padrões de gosto e de consumo, com a internalização de "imagens de felicidade" e promessas de realização para o ser humano, produzidas e disseminadas no capitalismo avançado por intermédio dos conglomerados ...

O que é cultura do compartilhamento?

A cultura do compartilhamento tem sido amplamente adotada pelo mercado no sentido de possibilitar maior visibilidade a produtos e serviços e, consequentemente, gerar aumento de vendas, adesões, fidelizações.

O que significa cultura da convergência Segundo Henry Jenkins )?

Cultura da Convergência é um termo desenvolvido por Henry Jenkins em livro homônimo publicado em 2009 pela Editora Aleph. ... Convergência é uma transformação cultural e "ocorre dos cérebros de consumidores individuais e suas interações sociais com os outros".

Qual o pesquisador do MIT Massachusetts Institute of Technology que definiu os 5 conceitos de cultura de convergência?

Henry Jenkins (Atlanta, 4 de junho de 1958) é um norte-americano estudioso dos meios de comunicação. Ele é considerado “um dos pesquisadores da mídia mais influentes da atualidade”. Durante os anos de 19 ele esteve a frente do programa de Estudos de Mídia Comparada do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

O que é convergência mercantil?

Em Economia, designa-se por convergência (catching-up) o processo em que as economias em desenvolvimento se aproximam do nível de riqueza acumulada das economias mais desenvolvidas.

Qual faz parte dos conceitos cunhados por Jenkins?

Pré-visualização | Página 5 de 5. Pergunta 9 0,5 em 0,5 pontos Dos itens a seguir, qual faz parte dos conceitos cunhados por Jenkins? Resposta Selecionada: a. Subjetividade.

Qual a cultura da convergência?

Cultura da Convergência é um termo desenvolvido por Henry Jenkins em livro homônimo publicado em 2009 pela Editora Aleph. O termo pode ser relacionado a três fenômenos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.

Qual a noção de cultura participativa?

Conforme Henry Jenkins afirma em seu livro Cultura da convergência, a noção de cultura participativa é um contraste com a passividade dos meios de comunicação mais tradicionais que produzem conteúdo para os espectadores. A cultura participativa enxerga os consumidores de mídia como possíveis participantes que interagem para formar novos conteúdos.

Como o cenário cultural é caracterizado?

Segundo o autor, o atual cenário cultural é caracterizado pela reapropriação de conteúdos e produção midiática cooperativa, que integra agentes como: mídia corporativa, mídia alternativa, consumidor e afins.

Como funciona a era da convergência midiática?

Os produtos de novas e velhas mídias se tornam híbridos, reconfigurando a relação entre as tecnologias, indústria, mercados, gêneros e públicos. Ocorre um cruzamento entre mídias alternativas e mídias de massa, que se tornam receptivas por múltiplos suportes, caracterizando a era da convergência midiática.

Postagens relacionadas: