Porque colocar válvula na cabeça?
Índice
- Porque colocar válvula na cabeça?
- Como é colocado uma válvula no cérebro?
- Quem tem válvula na cabeça?
- Quanto tempo dura uma válvula na cabeça?
- Quem tem hidrocefalia pode ter uma vida normal?
- Quem tem hidrocefalia pode trabalhar?
- Como é feita a cirurgia de hidrocefalia?
- Como funciona uma cirurgia de hidrocefalia?
- Quais são as consequências da hidrocefalia?
- Quais os riscos de uma cirurgia de hidrocefalia?
Porque colocar válvula na cabeça?
A válvula regula a quantidade, direção de fluxo e pressão do líquido cefalorraquidiano para fora dos ventrículos cerebrais. À medida que aumenta a pressão do líquido cefalorraquidiano dentro do cérebro, a válvula de sentido único abre e o fluido excessivo é drenado para a cavidade.
Como é colocado uma válvula no cérebro?
Uma minúscula abertura será feita no revestimento que protege o cérebro. Essas aberturas acomodam a colocação do cateter no ventrículo lateral. O neurocirurgião faz duas ou três pequenas incisões para colocar a válvula (normalmente acima ou atrás da orelha). O cateter será colocado sob a pele.
Quem tem válvula na cabeça?
Uma válvula é tipicamente composta por dois cateteres e uma válvula que redireciona o excesso de líquido do ventrículo do cérebro para outra parte do corpo. Uma válvula, que geralmente é implantada em menos de uma hora, pode proporcionar alívio a longo prazo para pessoas com hidrocefalia.
Quanto tempo dura uma válvula na cabeça?
A válvula e todo o sistema de DVP (derivação ventriculoperitoneal) não possuem tempo limite de duração. Sobretudo as mais modernas (de 10 anos para cá), com bastante silicone em sua composição.
Quem tem hidrocefalia pode ter uma vida normal?
Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.
Quem tem hidrocefalia pode trabalhar?
Sim, o objetivo da DVP e devolver o paciente a sua vida normal, o paciente deve ser orientado pelo seu medico aos sinais de obstrução do sistema.
Como é feita a cirurgia de hidrocefalia?
O tratamento mais usado contra a hidrocefalia de pressão normal é a cirurgia de derivação ventriculoperitoneal (DVP). Esse procedimento consiste na introdução de um pequeno cateter na cavidade ventricular para desviar o excesso de liquor contido nos ventrículos para a cavidade abdominal.
Como funciona uma cirurgia de hidrocefalia?
O procedimento é feito por meio de um “desvio de líquido cefalorraquidiano intracraniano”. Uma pequena perfuração é feita na parede do terceiro ventrículo usando endoscópios, permitindo que o excesso de líquido cefalorraquidiano escoe para um dos espaços normais de líquido cefalorraquidiano do corpo.
Quais são as consequências da hidrocefalia?
O diagnóstico precoce é muito importante, pois a Hidrocefalia pode deixar sequelas limitantes se o quadro evoluir. Podem surgir problemas de aprendizagem, concentração, raciocínio lógico, memória, coordenação, organização, localização no tempo e no espaço e motivação, bem como puberdade precoce e dificuldades visuais.
Quais os riscos de uma cirurgia de hidrocefalia?
Depois da cirurgia de derivação para hidrocefalia, poderão surgir complicações como mau funcionamento da válvula ou obstrução do tubo para drenar o líquido, sendo necessárias, na maioria dos casos, outras cirurgias para trocar o sistema, ajustar a pressão da válvula ou corrigir a obstrução, por exemplo.