Como colocar a vítima na prancha?
Índice
- Como colocar a vítima na prancha?
- Como imobilizar a vítima?
- Qual a posição mais indicada para transportar a vítima?
- Qual a ordem dos tirantes da prancha?
- Qual é a conduta adequada para atendimento quando a vítima estiver consciente?
- Como montar a prancha de primeiros socorros?
- Como devemos realizar a imobilização cervical?
- Quando for necessário remover a vítima e houver três pessoas para ajudar Qual o procedimento correto?
- Como deve ser o transporte da vítima de TCE?
- O que significa as cores dos tirantes da prancha?
- Como deve ser fixada a vítima na prancha?
- Quais são as técnicas de colocação da prancha longa?
- Como é feito o rolamento da prancha?
- Como faço para imobilizar a prancha?
Como colocar a vítima na prancha?
A vítima deve ser fixada na prancha por, pelo menos, três cintos (tirantes), que devem estar posicionados nos ombros, no quadril e acima dos joelhos. Após o ajuste do tronco e das pernas, fixa-se a cabeça. Só neste momento pode-se liberar a imobilização manual.
Como imobilizar a vítima?
Quando desejamos imobilizar uma ou ambas as pernas, basta colocar o paciente sobre a prancha, com alguma técnica de rolamento conhecida, e em seguida posicionar um coxim entre as pernas do paciente (Fig 2), posteriormente coloca-se uma tala imobilizando a região ferida lateralmente (Fig 3).
Qual a posição mais indicada para transportar a vítima?
Vítima, da seguinte maneira: uma pessoa segura a parte da frente da cadeira, onde os pés se juntam ao assento. O outro segura lateralmente os espaldares da cadeira pelo meio. A cadeira fica inclinada para trás, pois a pessoa da frente coloca a borda do assento mais alto que a de trás.
Qual a ordem dos tirantes da prancha?
Os tirantes devem ser bem presos e ajustados na ordem correta (por isso as cores diferentes) com o objetivo de envolver a vítima de forma uniforme. O primeiro a ser preso é o tirante central (abdominal), seguido pelo tirante inferior (quadril) e o superior (tórax), conforme imagem abaixo.
Qual é a conduta adequada para atendimento quando a vítima estiver consciente?
- Se estiver consciente, oriente-a para que não se mexa e não saia do carro. Não tente tirar o acidentado das ferragens; - Se houver como acessar a vítima, use sempre luvas ou um pano limpo para não se contaminar com sangue, secreções e vômito; - Segure a cabeça da vítima para que ela não movimente o pescoço.
Como montar a prancha de primeiros socorros?
Libere os tirantes da pelve e membros inferiores e centralize-os na prancha longa. Cuide para que as extremidades dos cintos de segurança em “X” fique na distância do primeiro vão da prancha longa. Libere e ajuste todos os tirantes, conforme recomendado. Retire da prancha longa o tirante de fixação dos braços.
Como devemos realizar a imobilização cervical?
Isso deve ser feito segurando a cabeça da vítima com cuidado e movendo-a até uma posição neutra, a menos que seja contraindicado, como por exemplo, quando houver resistência ao movimento, espasmo do músculo do pescoço, aumento da dor, início do aumento do déficit neurológico, como adormecimento, formigamento ou perda ...
Quando for necessário remover a vítima e houver três pessoas para ajudar Qual o procedimento correto?
Ambas devem erguer a vítima simultaneamente. Uma segura a cabeça e costas, a outra, a cintura e a parte superior das coxas. A terceira segura a parte inferior das coxas e pernas. Os movimentos das três pessoas devem ser simultâneos, para impedir deslocamentos da cabeça, coluna, coxas e pernas.
Como deve ser o transporte da vítima de TCE?
Veículo e equipe médica e paramédica capacitada para o transporte inter- 5. hospitalar de pacientes vítimas de TCE. Estes pacientes apresentam o risco de rápida deterioração durante o transporte, portanto o veículo deve estar capaci- tado para realizar proteção de vias aéreas (inclusive intubação oro-traqueal);
O que significa as cores dos tirantes da prancha?
Prancha rígida e acessórios de imobilização. SUGESTÃO: 5 tirantes na cor amarela (OU OUTRA COR) e 1 tirante na cor vermelha (cor diferente para distinguir o tirante de restrição de membros superiores). Um cinto adicional será utilizado para restringir os movimentos dos braços da vítima.
Como deve ser fixada a vítima na prancha?
A vítima deve ser fixada na prancha por, pelo menos, três cintos (tirantes), que devem estar posicionados nos ombros, no quadril e acima dos joelhos. Após o ajuste do tronco e das pernas, fixa-se a cabeça.
Quais são as técnicas de colocação da prancha longa?
Após o ajuste do tronco e das pernas, fixa-se a cabeça. Só neste momento pode-se liberar a imobilização manual. As técnicas para colocação de pacientes na prancha longa devem respeitar a estabilização da coluna vertebral, movimentando a vítima em bloco. As mais utilizadas são as manobras de rolamento.
Como é feito o rolamento da prancha?
A prancha é posicionada no lado para qual a vítima será rolada. Os outros dois socorristas se posicionam ajoelhados sobre a prancha, no nível dos ombros e dos quadris. Os membros devem ser alinhados. Após comando verbal, é feito meio rolamento na direção da prancha, ficando a vítima de lado.
Como faço para imobilizar a prancha?
Mediante novo comando, o paciente é colocado sobre a prancha e devidamente fixado. Este procedimento é realizado com o uso de “KED” (colete de imobilização dorsal).