O que é o fenómeno da desertificação?

Índice

O que é o fenómeno da desertificação?

O que é o fenómeno da desertificação?

A desertificação é o processo de destruição do potencial produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. Em geral, a desertificação ocorre em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.

Qual a relação existente entre a desertificação e à pobreza no mundo?

Segundo Lemos(2012), essa relação entre pobreza e degradação ambiental é mais evidente em regiões com ecossistemas mais frágeis, ou seja, áreas de clima árido, semiárido e subúmido seco encontram-se mais susceptíveis ao processo de desertificação.

Quais fatores podem provocar a desertificação?

Entre as causas possíveis para o processo de desertificação, citam-se: uso inapropriado dos solos pelas práticas agropecuárias, esgotando-os; desmatamento e exploração em larga escala de ecossistemas frágeis, uso inadequado e intensivo de agrotóxicos, secas muito prolongadas, ação das queimadas, entre outros.

Como ocorre a desertificação no Brasil?

O processo de desertificação no Brasil atinge, em maior medida, a região Nordeste e resulta da combinação entre o uso inapropriado do solo e baixos índices de precipitação. ... No Brasil, graças ao uso indevido do solo e ao clima árido de algumas regiões, esse problema ambiental vem tornando-se cada vez mais intenso.

O que é desertificação causas e consequências?

A desertificação é considerado um grande problema ambiental, consequência do empobrecimento do solo. Esse processo acontece quando determinado solo fica árido, ou seja, se torna seco, com menos umidade e nutrientes. Por consequência, o solo desertificado fica completamente improdutivo para a agricultura.

O que é desertificação antrópica e quais as suas causas?

A desertificação é um processo que e intensifica a aridez dos solos em áreas áridas, semiáridas e sub-úmidas. Este processo ocorre em razão das atividades humanas ou de fatores de ordem natural – como as mudanças climáticas. Em diferentes graus de intensidade, há o comprometimento da fertilidade e uso dos solos.

Como se caracteriza a desertificação de uma área?

Como se caracteriza a desertificação de uma área? A desertificação é um fenômeno responsável pela redução da vegetação e da capacidade produtiva do solo, podendo ser desencadeada por alterações climáticas e/ou pela ação humana.

Quais são as principais causas da erosão do solo?

Entre os fatores que mais contribuem para a erosão destacam-se: desmatamento, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem das estradas, mineração, serviços agrícolas de forma desordenada, entre outros.

O que causa a degradação do solo?

As causas da degradação do solo estão diretamente ligadas ao desmatamento, às queimadas e às ações do homem. A vegetação é de primordial importância para a circulação de nutrientes e para proteção do solo, ou seja, quando há ausência de vegetação no local, a terra fica desprotegida e mais suscetível à sua degradação.

Como ocorre a Desertização?

A desertização é um processo natural, lento e que resulta na formação dos desertos. A desertificação, embora também possa ocorrer naturalmente, é considerada um impacto ambiental, em que há a expansão de terrenos arenosos em climas com baixos índices de precipitação em virtude do esgotamento do solo e sua desidratação.

Postagens relacionadas: