Como grava uma música em vinil?

Índice

Como grava uma música em vinil?

Como grava uma música em vinil?

Antes de gravar no vinil, é necessário fazer um molde do disco, que é chamado de matriz. Esse molde começa com um disco de alumínio, que é cortado no tamanho correto e polido para ficar bem liso. Depois, o alumínio é revestido com laca, um tipo de resina parecida com esmalte de unha, bem maleável e sensível.

Como um disco de vinil armazena o som?

Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico, que é posteriormente amplificado e transformado em som audível (música).

Como funciona o disco de vinil?

Os movimentos, a partir das vibrações captadas pela agulha ao percorrer o microssulco do disco de vinil, são transmitidas ao ímã, que movimentando-se, faz variar a indução de seu campo magnético sobre a bobina, criando uma corrente elétrica através desta e originando o sinal de áudio.

Como ouvir discos de vinil?

O ideal é arranjar um amplificador, que pode ser um antigo usado ou um receiver moderno com entrada phono, e ir atrás de umas boas caixas (aliás, não custa lembrar que a impedância da caixa precisa ser compatível com a do amplificador, senão todo o circuito vai derreter, pode ter certeza).

Quanto custa para gravar um vinil?

Vinil ainda é uma mídia cara, em que se pode pagar cerca de R$ 20 a unidade no processo de produção, ao contrário do CD, cujo custo unitário médio chega a R$ 3.

Onde produzir disco de vinil?

Quer conhecer todas as fábricas de vinil do mundo? Clique na nossa página especial: Vinil – Fábricas.

  • Casa Brasilis.
  • Lombra Records.
  • Vinyl Lab.

Por que escutar discos de vinil?

O produtor Luiz Calanca é um dos que defendem que os discos de vinil são mais vantajosos do que as músicas dos serviços de streaming. Segundo ele, no vinil “as músicas possuem gravações originais, que garante o som mais limpo e com um equipamento adequado, a música se torna superior à música on-line”.

Que tipo de material é o vinil?

O vinil, ou policloreto de vinil, é um tipo de plástico conhecido popularmente também como PVC, que provém do nome em inglês do material, Poyvinyl Chloride. O material é feito em partes de cloro e eteno, um derivado de petróleo.

Quantos lados tem um disco de vinil?

A inovação apresentada pelo disco de vinil Além de ser mais resistente do que o disco de goma-laca, o vinil era mais leve, suportava gravações dos dois lados ― inicialmente totalizando cerca de 20 minutos de gravação, sendo 10 de cada lado ― e tinha mais qualidade sonora.

Como produzir um disco de vinil?

1. PRIMEIRO MOLDE Para se produzir um disco de vinil, são necessárias várias etapas: primeiro, a música é gravada em um estúdio e armazenada analogicamente (em fita) ou digitalmente (num HD). Depois, na fábrica de vinis, uma máquina grava esse conteúdo num disco de alumínio polido, revestido com laca (uma resina).

Qual a melhor forma de incorporar os discos de vinil à decoração?

Uma forma mais sóbria de incorporar os discos de vinil à decoração foi usada pelo escritório Archi-Tectonics para esta residência de três andares em Nova York. Concluída no final de 2011, a reforma manteve as linhas industriais do imóvel, mas injetou uma boa dose de austeridade ao conjunto, com acabamentos que transpiram urbanidade.

Por que o disco de vinil está de volta?

O disco de vinil está de volta já há algum tempo, e dizem que dessa vez ele veio pra ficar. Em um mundo cada vez mais digital, a paixão pelo clássico deixou de ser coisa de colecionador e trouxe o disco de volta para o mercado. Os motivos do sucesso variam: temos aqueles fãs que são amantes dos álbuns conceituais e do charme Long Play.

Qual o processo de gravação dos discos de vinil?

O processo de gravação do áudio nos discos de vinil é complexo, entretanto, utilizam-se processos similares aos que eram usados na gravação dos discos de 78 rotações, através de processos eletromecânicos, como a galvanoplastia e a prensagem ou carimbagem.

Postagens relacionadas: