Como combater o vira-cabeça?

Índice

Como combater o vira-cabeça?

Como combater o vira-cabeça?

As medidas de controle do Vira-Cabeça baseiam-se na produção de mudas sadias, aplicação do inseticida no campo e no período prévio ao plantio, assim como rotação de culturas e eliminação de plantas hospedeiras, para reduzir a população do tripés.

Qual o melhor veneno para matar trips?

O inseticida Provado (imidacloprid) foi o mais eficiente dentre os produtos testados.

Qual vetor do vira-cabeça?

O Vira-cabeça é um complexo de vírus pertencentes ao gênero Tospovirus, transmitido por espécies de tripes de ocorrência generalizada como a Frankliniella occidentalis e a Frankliniella schultzei.

Como acabar com o trips?

Arrancar e queimar as plantas com sintomas da doença. Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas. Tratar as sementes com inseticidas específicos e, após o transplantio, aplicar o mesmo inseticida em quantidades adequadas na cova.

Quais são as doenças do alface?

A alface (Lactuca sativa) pode ser afetada por inúmeras doenças fúngicas entre as quais se destacam o míldio, a septoriose, a cercosporiose, a fusariose, o mofo branco entre outras.

Quais são as doenças de pragas que atacam as culturas de alface?

As moscas minadoras causam verdadeiro estrago em diversas hortaliças. Na alface, as larvas desse tipo de mosca atacam as folhas e abrem galerias esbranquiçadas, em forma de serpentina. Se a infestação for grande, a mosca minadora causa necrose, secamento das folhas e desfolha, principalmente em pés novos de alface.

Como combater tripes no maracujá?

O Tripes ataca os botões florais e os frutos novos, causando o aparecimento de lesões superficiais na casca, depreciando a qualidade do produto. O controle pode ser conseguido por meio de pulverizações com Dimetoato a 0,10 a 0,15% (Perfekthion 400 CE a 0,15% ou Dimexion a 0,10 a 0,15%).

Como o vírus do vira-cabeça pode ser adquirido pelo vetor tripes?

A transmissão é do tipo persistente circulativa propagativa, ou seja, as partículas virais, após serem adquiridas através da alimentação do tripes em uma planta infectada, circulam e se replicam no interior do vetor. Uma vez adquirido o vírus, os tripes são capazes de transmiti-lo durante toda a vida.

Qual a relação do inseto tripes com o fungo da doença vira-cabeça no tomateiro?

Os tospovírus são transmitidos por tripes e se multiplicam no inseto vetor. O vírus somente é adquirido pelo tripes no estadio de larva, e este permanece durante toda a vida no corpo do inseto. Em geral, quando a infecção por tospovírus ocorre no início do ciclo da cultura do tomateiro, as perdas são totais.

Postagens relacionadas: