Como John Locke concebe a mente humana?

Índice

Como John Locke concebe a mente humana?

Como John Locke concebe a mente humana?

Na visão de Locke a mente do ser humano recém nascido é como um papel em branco (tabula rasa). Somente com o decorrer de sua existência é que o homem, através das percepções dos objetos sensíveis, vai adquirindo o conhecimento, e com isso esta folha em branco (que foi comparada com a mente) vai deixando suas marcas.

O que é a mente humana para Locke?

De acordo com Locke, a mente é como uma cera passiva, desprovida de conteúdos, em que os dados da sensibilidade vão imprimindo ali as ideias que podemos conhecer. Aqui, ideia não tem o mesmo significado que em Descartes (ou se tem, trata-se apenas das adventícias, não das inatas).

O que o filósofo racionalista John Locke quis dizer com a seguinte frase a mente humana é como uma tábula rasa?

O que John Locke quis dizer com a sua famosa frase: “A mente humana é como uma tábula rasa”? ... Que nossa mente nasce como uma folha em branco e todas as nossas ideias provêm da experiência. Que a nossa mente não é capaz de alcançar nenhum conhecimento através da experiência.

Em que consiste a teoria da tábula rasa?

Locke detalhou a tese da tábula rasa em seu livro Ensaio acerca do Entendimento Humano, de 1690. Para ele, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum (i.e. a mente é, inicialmente, como uma "folha em branco"), e todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido através da experiência.

O que John Locke quer dizer quando diz que somos uma folha em branco?

A mente é como uma folha em branco ou, para usar a expressão de Locke, uma tábula rasa, na qual as percepções sensíveis deixam sua marca. Desse modo, as ideias em nossa mente correspondem às coisas reais. Claro que há reflexão, mas ela trabalha a partir das informações advindas da experiência.

Qual foi a principal ideia de John Locke?

A principal ideia de John Locke era a defesa da liberdade intelectual e da tolerância. Ele foi o precursor de ideias liberais que foram florescer no iluminismo francês no séc XVII. Locke foi crítico da teoria do direito divino dos reis que Hobbes defendia.

Por que a mente humana tem várias ideias?

“Por conseguinte, é inegável que a mente humana tem várias ideias, expressas, entre outras, pelos termos brancura, dureza, doçura, pensamento, movimento, homem, elefante, exército, embriaguez. Disso decorre a primeira questão a ser investigada: como elas são apreendidas?” – Locke

Qual foi a influência de Locke na filosofia?

Locke estava interessado nos tópicos tradicionais da filosofia: o Eu, o Mundo, Deus e as bases do conhecimento. É contemporâneo de Thomas Hobbes, mas, ao contrário deste, é liberal e tem convicções parlamentaristas. Foi enorme a influência da obra de Locke. Suas teses estão na base das democracias liberais.

Qual a origem das idéias de Locke?

Embora considerasse que a origem de todas as idéias estava fora do indivíduo, Locke via a capacidade de entendimento como inata e variável de pessoa para pessoa.

Qual a noção fundamental da epistemologia de Locke?

A noção fundamental da epistemologia de Locke é a noção de ideia. Note que esse termo começou a ser usado no seu sentido moderno justamente por Descartes e seus seguidores imediatos.

Postagens relacionadas: