Como se identifica a catarata?
Índice
- Como se identifica a catarata?
- O que provoca a catarata?
- Como tratar início de catarata?
- O que é bom para catarata nos olhos?
- O que piora a catarata?
- Quais os graus da catarata?
- Como tratar a catarata?
- Qual a principal causa da catarata?
- Como prevenir o aparecimento da catarata?
- Como se forma uma catarata nuclear?
Como se identifica a catarata?
Os seguintes sintomas são característicos da catarata:
- Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;
- Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva;
- Visão dupla;
- Dificuldade para ler, dirigir e andar;
- Sensibilidade à luz;
- Alteração da percepção de cores;
- Mudanças frequentes no grau dos óculos;
O que provoca a catarata?
A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex. Diabetes Mellitus), oculares (ex.
Como tratar início de catarata?
O único tratamento capaz de curar a catarata é a cirurgia em que o cristalino afetado é retirado e é inserida uma lente artificial no lugar. Veja mais detalhes sobre como é feita a cirurgia para catarata e como é a recuperação.
O que é bom para catarata nos olhos?
O único tratamento totalmente eficaz na cura da catarata é a cirurgia. Através dela, o cristalino é substituído por uma lente intraocular (LIO). Essa nova lente passará a fazer a função do cristalino, possibilitando que o paciente volte a enxergar normalmente em pouquíssimo tempo.
O que piora a catarata?
A incidência de raios ultravioleta é um agravante para a possibilidade de desenvolver catarata. Por isso, use óculos que protejam sua visão filtrando 100% desses raios. Especialmente se sua atividade profissional envolve exposição ao sol. O uso de chapéus e bonés também é um bom recurso.
Quais os graus da catarata?
Geralmente, a catarata, independente do seu tipo, ela é dividida em 4 graus. Dependendo do tipo de catarata grau 2, ela pode "sequestar"bastante a visão. O dito grau de catarata é uma forma teórica de se classificar a catarata, pois sua avaliação é subjetiva.
Como tratar a catarata?
Tratamento de Catarata Cirurgia de catarata. A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A cirurgia de catarata é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho. A lente pode ser substituída por uma lente artificial, chamada implante de lente intraocular (LIO).
Qual a principal causa da catarata?
A principal causa da catarata é o envelhecimento natural, porque o cristalino do olho começa a ficar menos transparente, menos flexível e mais grosso e, além disso, o corpo é menos capaz de nutrir este órgão. Porém existem outras causas, como:
Como prevenir o aparecimento da catarata?
Alguns cuidados podem ser tomados para prevenir o aparecimento da catarata, como: Manter o peso ideal.
Como se forma uma catarata nuclear?
Uma catarata nuclear se forma na zona central (núcleo) da lente. A catarata nuclear geralmente está associada ao envelhecimento. Uma catarata cortical é caracterizada por opacidades brancas em forma cunha que começam na periferia da lente e chegam ao centro de maneira semelhante a raios.