Qual é o conceito de pessoa para Locke?

Índice

Qual é o conceito de pessoa para Locke?

Qual é o conceito de pessoa para Locke?

Eis a definição de pessoa proposta por Locke e, até hoje, recorrentemente examinada em filosofia: "um ser pensante, inteligente, dotado de razão e reflexão, e que pode considerar-se a si mesmo como um eu, ou seja, como o mesmo ser pensante, em diferentes tempos e lugares" (Locke, 1986, p. 318).

Qual é o sentido etimológico do termo pessoa?

O conceito etimológico mais difundido da palavra pessoa é originário em Boécio, filósofo cristão de formação grega, que aponta a origem em persona, cujo sentido genérico é de máscara de teatro e representada pelo som de sua voz, uma personagem.

O que é o homem de acordo com a filosofia?

O ser humano para a Filosofia Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Por que o homem se reconhece distinto do mundo?

O humano e o não-humano são “duas realidades diferentes”, porque o “ser humano é um ser cultural e, portanto, moral. Por isso, a abrangência e o critério ético para respeitar um e outro é diferente“ (2002, p.

O que define Immanuel Kant ao definir pessoa?

Para o filósofo, “diz-se propriamente pessoa a substância individual da natureza racional.” Nesta perspectiva, a pessoa já não é uma exterioridade, ou o papel que desempenha na sociedade (modelo grego de pessoa), mas a própria substância do homem.

Quais são os fatores que compõem o conceito de pessoa?

O conceito de pessoa deve ser investigado em seus elementos quais sejam: corpo, valor, e elementos incontornáveis, como a autonomia, alteridade e dignidade .

O que significa pessoa em grego?

A origem mais remota da palavra "pessoa" é o grego 'prósopon' (aspecto) de onde passou ao etrusco 'phersu', com o significado de 'aí'. A partir dessa palavra, os latinos denominaram 'persona' as máscaras usadas no teatro pelos atores, e também chamaram assim aos próprios personagens teatrais representados.

O que é o conceito de uma pessoa?

Uma pessoa é um ser social dotado de sensibilidade, com inteligência e vontade propriamente humanas. ... Para a psicologia, trata-se de um indivíduo humano concreto (o conceito abarca os aspectos físicos e psíquicos do sujeito que o definem pelo seu caráter singular e único).

O que é a filosofia do ser?

Na filosofia, ser significa a existência de uma coisa. Tudo o que existe é ser. ... Ser é um conceito que engloba características objetivas e subjetivas da realidade e da existência. O conceito de ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios.

Como se apresenta o homem na visão filosófica?

O ser humano2 é uma unidade e uma totalidade. Portanto é inadequado se desenvolver doutrinas diversas sobre o ser humano: uma científica e uma filosófica, uma secular e uma religiosa, uma psicológica e uma sociológica. O ser humano é uma unidade indivisível.

Quando começou a trabalhar para John Locke?

Já com 35 anos, John Locke começou a trabalhar para esse famoso personagem político, vindo a morar em sua residência, a Exeter House, onde esteve em contato com vários personagens políticos e intelectuais. Era não apenas seu secretário, pesquisador e amigo, mas também seu médico.

Qual a decorrência do pensamento de Locke?

Era a efetivação da propriedade como direito natural de origem divina. Outra decorrência do pensamento de Locke, no contexto da teoria da propriedade, é a indicação do trabalho como fundamento da propriedade. Ao mesmo tempo que é fundamento, o trabalho também é forma de aquisição da propriedade pelo homem:

Qual a origem do termo “pessoa”?

O termo “pessoa” percorreu diversos territórios semânticos, advindo desde a linguagem teatral, onde provavelmente reside sua origem, passando pela linguagem das profissões, pela gramática, retórica e, por fim, pela linguagem jurídica e teológica para vir se fixar finalmente na linguagem filosófica.

Quais são os conceitos de homem e pessoa?

Resumo: Cuida-se de trabalho em que se pretende investigar os conceitos de homem, pessoa e ser humano, essencialmente sob os enfoques antropológico-filosófico e jurídico, cuja compreensão é indispensável tanto para resoluções dos dilemas no campo da Bioética, quanto para a disciplina referente à proteção jurídica ao indivíduo.

Postagens relacionadas: