Quem pode ser contribuinte facultativo?

Índice

Quem pode ser contribuinte facultativo?

Quem pode ser contribuinte facultativo?

O contribuinte facultativo é aquela pessoa com mais de 16 anos que não exerce atividade remunerada, mas paga o INSS para ter direito aos seus benefícios previdenciários. Ou seja, é necessário cumprir pelo menos 3 requisitos para ser considerado contribuinte facultativo: Ter mais de 16 anos; ... Pagar o INSS.

Como começar a contribuir para o INSS?

Se você nunca contribuiu e não possui carteira de trabalho, então pode fazer a inscrição como filiado da Previdência Social. Para isso, é necessário apenas que tenha no mínimo 16 anos e informe a atividade exercida e a opção de contribuinte individual.

Como fazer para contribuir com INSS facultativo?

Para pagar sua contribuição ao INSS, o segurado facultativo deve gerar Guia da Previdência Social (GPS) pela internet e efetuar o pagamento. Ao passo que, também é possível comprar um carnê em uma papelaria e fazer a contribuição. Ao preencher a guia deve-se informar o código de pagamento.

Qual a diferença de contribuinte individual é facultativo?

Segundo a lei, o Contribuinte Individual possui a obrigação de pagar o INSS sobre a remuneração mensal. É obrigado a pagar o INSS. O Facultativo é aquele que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas mesmo assim deseja ter a proteção da previdência social.

Qual a classe do contribuinte individual?

O contribuinte individual representa a classe dos trabalhadores autônomos, empreendedores e profissionais liberais do Brasil, mas não só, como veremos ao longo do texto.

Será que o segurado facultativo perderá o acesso aos benefícios do INSS?

Isso porque, se o segurado facultativo atrasar o recolhimento da contribuição por mais de seis meses seguidos, ele perderá a qualidade de segurado e, consequentemente, o acesso aos benefícios do INSS.

Como começar a contribuição para o INSS?

1) Como e quando as pessoas devem iniciar a contribuição para o INSS? A partir do momento em que a pessoa inicia uma atividade remunerada (qualquer que seja), ela DEVE começar a contribuir para o INSS, é uma obrigação. As pessoas nesta situação são denominadas segurados obrigatórios.

Será que o trabalhador autônomo deve contribuir para o INSS?

No que toca ao funcionário com carteira assinada, este pagamento é realizado pela parte contratante, logo, o trabalhador autônomo deve contribuir para o INSS por conta própria, preenchendo a Guia da Previdência Social (GPS).

Como fazer a inscrição no INSS?

1) QUERO COMEÇAR A CONTRIBUIR, COMO FAZER A INSCRIÇÃO NO INSS? Primeiramente você deve localizar o número do seu PIS (Programa de Integração Social), que atualmente pode ser chamado de NIS (Número de Identificação Social).

Postagens relacionadas: