Como surge o melasma no rosto?
Índice
- Como surge o melasma no rosto?
- Como saber se a mancha é melasma?
- Como o melasma é formado?
- Como faço para tirar manchas de melasma do rosto?
- Qual o melhor tratamento para melasma no rosto?
- Em qual camada da pele fica o melasma?
- Como funciona o melasma?
- Qual o tratamento caseiro para melasma?
- Quais são as principais causas do melasma?
- Qual a tonalidade do melasma?
- Quais os fatores que podem piorar os episódios de melasma?
Como surge o melasma no rosto?
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
Como saber se a mancha é melasma?
Se as manchas na pele forem amarronzadas, sem uma forma definida, e surgirem em áreas expostas, como no rosto, braços, pescoço e colo, podem ser consideradas um melasma.
Como o melasma é formado?
A luz do sol tem raios ultravioletas que são capazes de estimular os melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação. Acredita-se que no melasma essas células produzam pigmento em excesso em algumas áreas do rosto, causando as manchas.
Como faço para tirar manchas de melasma do rosto?
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Qual o melhor tratamento para melasma no rosto?
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Em qual camada da pele fica o melasma?
Melasma epidérmico afeta a camada superior de pele e a hiperpigmentação apresenta-se com colocação marrom e bordas mais bem definidas. Melasma dérmico afeta o nível mais profundo da derme e é caracterizado por manchas mais escuras e acinzentadas.”
Como funciona o melasma?
Acontece da seguinte forma: a primeira célula do melasma - melanócito, célula da epiderme que produz melanina - recebe uma mensagem do agente causador, como, por exemplo, a radiação solar, que entra em contato com outras células, formando uma rede de comunicação, capaz de atingir as camadas profundas da pele.
Qual o tratamento caseiro para melasma?
Tratamento caseiro para melasma. Existem algumas opções naturais, que não substituem o tratamento, mas que podem ajudar a aliviar o melasma. Algumas opções são: Aplicar Bepantol derma solução na mancha, pois devido à vitamina B5 e outros princípios ativos da composição, o bepantol pode ajudar a regenerar a pele inflamada e evitar a ...
Quais são as principais causas do melasma?
Entenda melhor quais são as principais causas de melasma . O melasma tem cura, e o melhor tratamento varia de acordo com o tipo, o local do corpo afetado e a profundidade da mancha, que pode ser superficial, ou epidérmica, profunda, ou dérmica, e mista, portanto é importante conversar com o dermatologista para decidir qual o tratamento ideal: 1.
Qual a tonalidade do melasma?
O melasma é uma mancha escura, na maioria das vezes, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto - na região das bochechas, testa e buço - e em outros lugares do corpo - como braços, pescoço e colo.
Quais os fatores que podem piorar os episódios de melasma?
Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma. São vários e diversos os fatores que aumentam o risco da pessoa desenvolver melasma, entre eles: