Como produzir um relato de caso?
Índice
- Como produzir um relato de caso?
- Como começar a escrever um estudo de caso?
- O que é um relato de caso TCC?
- O que é um estudo de relato de caso?
- Como escrever um relato de caso TCC?
- Como fazer um relato de caso clinico para TCC?
- Qual a diferença de estudo de caso para relato de caso?
- Quais são os relatos de caso?
- Qual a relevância do relato de caso?
- Qual o objetivo do relato de caso?
- Qual a estrutura básica de um relato de caso?
Como produzir um relato de caso?
A estrutura básica do relato de caso inclui título, resumo, uma introdução com obje- tivo, a descrição do caso, técnica ou situação, uma discussão com revisão da literatura, conclusão e biblio- grafia. Adicionalmente, figuras, tabelas, gráficos e ilus- trações complementam este tipo de publicação.
Como começar a escrever um estudo de caso?
Para saber como fazer um estudo de caso você deve primeiro partir de uma teoria mas relacionar com a prática, ou seja, ao cotidiano e realidade atual. Trazem exemplos específicos, acontecimentos e situações concretas. Vale ressaltar que, um bom estudo de caso não se faz do dia para a noite.
O que é um relato de caso TCC?
Um relato de caso é uma “descrição detalhada de casos clínicos, contendo características importantes sobre sinais, sintomas e outras características do paciente e relatando os procedimentos terapêuticos utilizados, bem como o desenlace do caso” (Parente, 2010).
O que é um estudo de relato de caso?
O relato de caso refere-se a apresentação oral e/ou escrita de um caso clínico. No qual, os detalhes da apresentação clínica, das condutas (diagnósticas e terapêuticas) e da evolução são apresentados em detalhes. O relato de caso deve ser claro, preciso e objetivo na forma de redação e de apresentação.
Como escrever um relato de caso TCC?
Escrevendo o relato de caso
- Título. Deve ser sucinto, descritivo e acurado (Yoshiba, 2007).
- Resumo/abstract. Devem conter entre 1 palavras, expondo brevemente todos os pontos contidos no texto.
- Introdução. ...
- Descrição do caso. ...
- Técnica ou situação. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Bibliográfica.
Como fazer um relato de caso clinico para TCC?
Como escrever um relato de caso clínico
- 1 – Introdução. Parte-se de uma apresentação breve sobre o episódio a ser descrito. ...
- 2 – Descrição do caso. Esse é o momento em que se detalha o cenário. ...
- 3 – Discussão. Os dados obtidos com a experiência devem ser comparados às referências bibliográficas. ...
- 4 – Conclusão.
Qual a diferença de estudo de caso para relato de caso?
Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.
Quais são os relatos de caso?
Após a conclusão, inclui-se a lista de referências. Ainda, os periódicos científicos geralmente solicitam um resumo, entre 1 palavras, que condense os tópicos desenvolvidos no artigo. Os relatos de caso podem ser utilizados nos trabalhos de conclusão de curso.
Qual a relevância do relato de caso?
Nesta parte, resume-se o relato de caso, reiterando a sua importância e relevância para a área de pesquisa. Antes do fechamento do texto exige-se, ainda, um resumo de aproximadamente 1 palavras que explique de uma maneira generalizada os tópicos propostos durante o estudo.
Qual o objetivo do relato de caso?
O objetivo do relato de caso é preencher as lacunas da literatura científica abordada, portanto relatam-se casos inéditos, como doenças não exploradas, novos tratamentos e procedimentos inovadores dentro do caso de pesquisa abordado. Trata-se de uma introdução resumida do caso a ser abordado.
Qual a estrutura básica de um relato de caso?
Espera-se que um relato de caso passou uma estrutura básica composta de: título, resumo/abstract, introdução, descrição do caso, técnica ou situação, discussão, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações. Entenda a seguir cada uma delas. Título. Deve ser sucinto, descritivo e acurado (Yoshiba, 2007). Resumo/abstract.