Quais as três fases no processo de cuidado e reabilitação após o TCE?
Índice
- Quais as três fases no processo de cuidado e reabilitação após o TCE?
- Qual o processo de reabilitação de um trauma?
- Como deve ser um tratamento de paciente com TCE?
- Como avaliar um TCE?
- Quanto tempo demora a recuperação de um traumatismo craniano?
- Quais atividades funcionais podem ser treinadas na reabilitação do paciente com traumatismo raquimedular?
- Como deve ser realizado o exame físico da vítima de TCE?
- Como é feita a classificação do TCE?
Quais as três fases no processo de cuidado e reabilitação após o TCE?
fase de recuperação: educação e treinamento (avaliação de habilidades e alterações, programa de reabilitação); 5. fase ambulatorial: estabelecimento de uma nova vida; ajustamento pessoal (habilidades, alterações, personalidade etc.), ajustamento social (família, amigos, trabalho, relacionamentos etc.)
Qual o processo de reabilitação de um trauma?
A reabilitação do paciente com trauma zela por uma intervenção interdisciplinar. ... Além disso, há uma forte ênfase no bem-estar psicossocial, comportamental e emocional, proporcionando o retorno do paciente na comunidade com maior independência funcional.
Como deve ser um tratamento de paciente com TCE?
Inicialmente, o tratamento consiste em suportes respiratório e manutenção adequada de ventilação, oxigenação e pressão arterial (PA).
Como avaliar um TCE?
ECG = escala de coma de Glasgow; TCE = trauma cranioencefálico. O TCE leve de baixo risco é definido como pacientes que sofre- ram mecanismos de trauma leves, e na avaliação da ECG têm pontuação entre 14 e 15 pontos. Podem ser totalmente assinto- máticos com o exame físico normal e sem alterações neurológicas.
Quanto tempo demora a recuperação de um traumatismo craniano?
Quase todos os traumatizados cranianos passam por um processo de recuperação de grau variável, dependendo da gravidade e número de lesões. A recuperação é mais rápida nas primeiras semanas e mais lenta posteriormente, podendo estender-se até dois anos, após o traumatismo.
Quais atividades funcionais podem ser treinadas na reabilitação do paciente com traumatismo raquimedular?
Podem ser estimulados por técnicas manuais, equipamentos de biofeedback, bem como pela Estimulação Elétrica Funcional (FES). O fortalecimento deve ser realizado em conjunto com exercícios proprioceptivos, com intuito de promover a neuroplasticidade, principal mecanismo de reabilitação dos pacientes que sofreram TRM.
Como deve ser realizado o exame físico da vítima de TCE?
Exame Físico Deve-se proceder a avaliação do nível de consciência pela Escala de Coma de Glasgow (ECG), sendo também fundamental a avaliação de resposta motora e padrão pupilar.
Como é feita a classificação do TCE?
O TCE pode ser classificado em três categorias: leve, moderado e grave. No grau leve o paciente pode apresentar-se consciente, confuso e levemente sonolento. Os casos intermediários são classificados como moderados.