Como iniciar uma proposta de intervenção?
Índice
- Como iniciar uma proposta de intervenção?
- Quais agentes usar na proposta de intervenção?
- O que é proposta de intervenção exemplos?
- Como fazer uma proposta de intervenção pedagógica?
- Quais são as partes indispensáveis para uma boa proposta de intervenção?
- Como é avaliada a proposta de intervenção?
- Por que a proposta de intervenção exige muita atenção?
- Quais são os pontos da proposta de intervenção?
- Como deve ser feito uma intervenção?
Como iniciar uma proposta de intervenção?
A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.
Quais agentes usar na proposta de intervenção?
Uma das exigências da proposta de intervenção no Enem é a inserção dos agentes responsáveis por colocar a ação especificada por você em prática....Os agentes são sete:
- Governo;
- Organizações Não Governamentais (ONGs);
- Mídia;
- Indivíduo ou Iniciativa Privada;
- Família;
- Escola;
- Sociedade.
O que é proposta de intervenção exemplos?
A proposta de intervenção é uma exigência da redação do Enem na qual você precisa indicar uma ação que ajude a combater o problema exposto no tema. Ela possui 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
Como fazer uma proposta de intervenção pedagógica?
Para elaborar propostas de intervenção eficazes, o professor e demais profissionais da educação precisam de informações para analisar e encontrar as dificuldades dos estudantes. As avaliações devem ser realizadas de forma contínua, e o acompanhamento não deve se restringir às provas do calendário da escola.
Quais são as partes indispensáveis para uma boa proposta de intervenção?
A proposta de intervenção deve respeitar os direitos humanos, sobretudo o direito à vida, à liberdade....Para elaborar sua proposta de intervenção, procure responder às seguintes perguntas:
- O que deve ser feito?
- Quem deve fazer?
- Como deve ser feito?
- Quais objetivos pretendo alcançar com essas ações?
Como é avaliada a proposta de intervenção?
Para que você tenha uma ideia de como a proposta de intervenção é avaliada, separamos a seguir os critérios do MEC e as pontuações correspondentes. Confira: 200 pontos: a proposta foi muito bem elaborada e relaciona-se plenamente com a ideia do texto; 160 pontos: a proposta foi bem elaborada e relaciona-se com o que foi discutido na ideia do texto;
Por que a proposta de intervenção exige muita atenção?
Isso porque, apesar de aparentemente ser uma parte fácil da composição do texto, essa etapa exige muita atenção para que todas as suas especificidades sejam cumpridas. A proposta de intervenção é uma das exigências da competência V avaliada no Enem e, por isso, se não for feita da forma correta, pode acarretar na perda de até 200 pontos na redação.
Quais são os pontos da proposta de intervenção?
Confira: 200 pontos: a proposta foi muito bem elaborada e relaciona-se plenamente com a ideia do texto; 160 pontos: a proposta foi bem elaborada e relaciona-se com o que foi discutido na ideia do texto; 0 ponto: não apresenta proposta de intervenção ou a ideia foge completamente do assunto.
Como deve ser feito uma intervenção?
Como deve ser feito? Na proposta de intervenção Enem o avaliador analisa o seu conhecimento de mundo, a abrangência do seu conhecimento e sua habilidade em enxergar meios de se enfrentar dificuldades reais. Por isso suas propostas devem ser concretas, reais, práticas.