É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional?
Índice
- É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional?
- Em que momento o profissional pode quebrar o sigilo de uma informação recebida?
- Quando é permitido não ter sigilo profissional?
- Quais são os deveres do sigilo profissional?
- O que é vedado ao assistente social?
- Quando o assistente social pode quebrar o sigilo profissional?
- Quando o médico deve quebrar o sigilo?
- Quando quebrar o sigilo médico paciente?
- Em que casos o sigilo profissional pode ser quebrado?
- Quando o sigilo pode ser quebrado?
É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional?
17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional. Art. 18 - A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.
Em que momento o profissional pode quebrar o sigilo de uma informação recebida?
Nesse Código de Ética, o seu capítulo V trata diretamente do sigilo profissional como direito e dever profissional, sendo que o artigo 18 estabelece: "A quebra do sigilo só é admissível, quando se tratar de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário, de ...
Quando é permitido não ter sigilo profissional?
A respeito disso, estabelece, tam- bém, o Código de Ética Médica (CEM), de 2010, em seu artigo 74: [É vedado ao médico] revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação ...
Quais são os deveres do sigilo profissional?
RESPONSABILIDADES E DEVERES Art. 82 - Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
O que é vedado ao assistente social?
6º - É vedado ao assistente social: a) exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses; b) aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social - usuário, para obter vantagens pessoais ou para terceiros; c) bloquear o ...
Quando o assistente social pode quebrar o sigilo profissional?
18. A quebra de sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não. 'fato delituoso, trazer prejuízos aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade. inequívoca quanto a sua dimensão social, pois agora tutela os interesse usuários dos serviços sociais.
Quando o médico deve quebrar o sigilo?
O caso mais simples em que o sigilo médico pode ser quebrado é quando há o consentimento do paciente. Entretanto, isso não permite aos profissionais que publiquem informações ou prontuários a revelia nas redes sociais —, uma vez que isso também é vedado pelo Código de Ética Médica em sua seção sobre esse assunto.
Quando quebrar o sigilo médico paciente?
Há casos em que o sigilo pode ser quebrado?
- autorização expressa do paciente ou de seus responsáveis legais;
- notificação compulsória de determinadas doenças transmissíveis;
- suspeita de abuso a idosos ou ao cônjuge;
- suspeita de abuso ou agressão infantil;
- suspeita de que o ferimento foi causado por ato criminoso;
Em que casos o sigilo profissional pode ser quebrado?
O sigilo pode ser quebrado se o crime é de ação pública que não dependa de representação, ou seja, aquela que não necessita da reclamação da vítima. Todavia, não se pode esquecer que o paciente não deve ser exposto a procedimento criminal. Essas duas condições devem ser respeitadas simultaneamente.
Quando o sigilo pode ser quebrado?
O caso mais simples em que o sigilo médico pode ser quebrado é quando há o consentimento do paciente. Entretanto, isso não permite aos profissionais que publiquem informações ou prontuários a revelia nas redes sociais —, uma vez que isso também é vedado pelo Código de Ética Médica em sua seção sobre esse assunto.