O que causou a Revolta de Vila Rica?

Índice

O que causou a Revolta de Vila Rica?

O que causou a Revolta de Vila Rica?

A Revolta de Vila Rica foi um movimento nativista que ocorreu em 1720, mais precisamente durante o Ciclo do Ouro. A revolta ocorreu devido ao aumento dos impostos pela Coroa Portuguesa.

Quando aconteceu a Revolta de Vila Rica?

1720 Transcorrendo entre junho e julho de 1720, esta revolta na Capitania de São Paulo e Minas do Ouro trazia a marca de uma situação comum na região, onde funcionários régios se viam obrigados, muitas vezes, a se dobrarem diante das vontades da elite local, principalmente com relação à administração régia e à cobrança de ...

Como foi a ação dos revoltosos em Vila Rica?

Os revoltosos chegaram a ocupar Vila Rica exigindo a extinção das Casas de Fundição. Dias depois, o governador Conde de Assumar tenta negociar com os revoltosos e, prometendo atender os seus pedidos, os acalma, mas apenas para ter a chance de os atacar. Assim, convocando 1500 soldados, prende os rebeldes.

Quem começou a explorar a Vila Rica?

Ouro Preto e Antônio Dias foram os arraiais que mais se destacaram na região e, em 1711, após o fim do Levante dos Emboabas, a Coroa determinou que eles fossem elevados a vila. Em 8 de julho de 1711, foi instalada a nova vila com o nome de Vila Rica de Albuquerque.

Quem ganhou a revolta de Vila Rica?

Filipe dos Santos A revolta obteve, do governador dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.

Quem venceu a revolta de Vila Rica?

Filipe dos Santos A revolta obteve, do governador dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.

O que foi a chamada revolta de Vila Rica?

Também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, a Revolta de Vila Rica foi uma das várias manifestações populares contra a Coroa Portuguesa no período colonial. ... Foi nesse contexto de tensão social que eclodiu a Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos.

Quem foram os inimigos da revolta de Vila Rica?

A Revolta de Vila Rica, episódio também conhecido como Revolta de Filipe dos Santos e Sedição de Vila Rica, foi uma das primeiras reações dos descendentes de portugueses no Brasil contra a metrópole portuguesa.

Como foi o desenvolvimento do mercado interno do Brasil depois da descoberta das minas?

Em muitos casos, os tropeiros enriqueceram com os lucros que obtinham nas trocas dessas mercadorias. Esse incipiente mercado interno aos poucos foi criando as rotas de ligação entre as várias regiões, iniciando o processo de integração da colônia e superando o isolamento que existia entre as várias localidades.

Quem foi o líder da revolta do Brasil?

A revolta obteve, do governador dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos. Mapa do Brasil após a Guerra dos Emboabas, em 1709.

Como foi a revolta e seu desfecho?

A Revolta e seu Desfecho. Após ter conseguido conquistar a população com os seus discursos, Filipe Santos - um fazendeiro português - tornou-se líder da rebelião. Os revoltosos chegaram a ocupar Vila Rica exigindo a extinção das Casas de Fundição.

Quando foi decretada a prisão dos líderes da revolta?

Em 17 de julho de 1720, o Conde de Assumar decretou a prisão dos líderes da Revolta, após conseguir reunir cerca de 1500 homens armados que se dirigiram para Vila Rica. Em dois dias, a rebelião foi reprimida e os líderes presos. Em 19 e 20 de julho, Filipe dos Santos foi julgado e condenado à morte pela participação na Revolta.

Por que a criação de impostos não agradava a Vila Rica?

A criação de impostos e a intensificação de suas cobranças também não agradavam os habitantes da região. Foi nesse contexto de tensão social que eclodiu a Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos.

Postagens relacionadas: