Como funciona o processo de transição de gênero?
Índice
- Como funciona o processo de transição de gênero?
- Como funciona a mastectomia pelo SUS?
- Quando pode começar o tratamento hormonal?
- Como é feita a transição de homem para mulher?
- Como ocorre a transição hormonal no Brasil?
- Qual o impacto da hormonioterapia na transição?
- Quais são as terapias hormonais?
- Por que a transição hormonal causa infertilidade?
Como funciona o processo de transição de gênero?
Como acontece o processo de transição de gênero? ... Durante o processo de transição de gênero, busca-se principalmente a adequação das características físicas do gênero de identificação. Para isso, podemos usar hormônios que estimulem o desenvolvimento desses traços e mesmo cirurgias para um efeito mais definitivo.
Como funciona a mastectomia pelo SUS?
Existem três formas de fazer a cirurgia hoje no Brasil. A primeira é fazê-la pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Entretanto, há apenas 5 hospitais públicos no Brasil que fazem essa cirurgia, por isso as filas de espera são tão grandes. A segunda forma é fazer o procedimento cirúrgico com um médico particular.
Quando pode começar o tratamento hormonal?
A partir da Portaria No 859 do Ministério da Saúde, publicada em 2013, o tratamento hormonal para mudança de sexo disponibilizado pelo SUS pode ser iniciado aos 16 anos, desde que com consentimento dos pais ou responsável legal da pessoa.
Como é feita a transição de homem para mulher?
2. Mudança de masculino para feminino
- Feitas incisões ao redor do pênis e saco escrotal, definindo a região em que será feita a neovagina;
- São removidos parte do pênis, preservando a uretra, a pele e os nervos que dão sensibilidade à região;
- São removidos os testículos, preservando a pele da bolsa escrotal;
Como ocorre a transição hormonal no Brasil?
No Brasil, as terapias hormonais são proibidas para menores de 16 anos, e as cirurgias só são liberadas a partir dos 18. Leia o texto a seguir e entenda como acontece a transição hormonal, seus estágios e quais passos estão envolvidos.
Qual o impacto da hormonioterapia na transição?
O impacto da transição hormonal também acontece no estado emocional. Assim como a puberdade é uma montanha-russa de emoções, a hormonioterapia pode mexer igualmente com os sentimentos durante a transição. Pessoas trans que passam pela hormonioterapia podem apresentar uma série de ideias com emoções, sentimentos e pensamentos mais intensificados.
Quais são as terapias hormonais?
A hormonioterapia é um tratamento seguido por muitas pessoas transgênero para modificar o seu corpo através do uso de hormônios, sejam eles masculinos ou femininos. No Brasil, as terapias hormonais são proibidas para menores de 16 anos, e as cirurgias só são liberadas a partir dos 18.
Por que a transição hormonal causa infertilidade?
Independente do gênero, a transição hormonal causa infertilidade após um certo tempo. Porém, tomar hormônios não é considerado um método contraceptivo, já que é incerto quanto tempo leva para o tratamento tornar a pessoa infértil. Para se ter filhos, a pessoa trans deve interromper a hormonioterapia.