Como compactar um diretório com arquivos no Linux?
Como compactar um diretório com arquivos no Linux?
No Linux, para compactar no formato . zip utilizamos o comando zip . Tenho um diretório, dentro do diretório do meu usuário ( /home/nome_do_usuario ) que contém alguns projetos, vamos ver o conteúdo desse diretório através do comando $ ls -l Projetos/ .
Como extrair TGZ Linux?
Abra uma linha de comando Terminal da Barra de Tarefas. Digite o diretório onde o arquivo TGZ você deseja descompactar está localizado usando o comando "cd" . Por exemplo, se o diretório é "/usr /downloads ", digite " cd /usr /downloads " e pressione " Enter".
Como abrir um arquivo TGZ?
Como abrir arquivos TGZ Inicie o WinZip a partir do menu Iniciar ou do atalho da área de trabalho. Abra o arquivo compactado clicando em Arquivo > Abrir. Se o seu sistema tiver a extensão de arquivo compactado associada ao programa WinZip, basta clicar duas vezes no arquivo.
Como extrair um arquivo no Ubuntu?
Pronto! Agora seu arquivo já está descompactado....Unzip no Ubuntu (Foto: Reprodução/Gustavo Ats)
Tipo de arquivo | Comando |
---|---|
Tar | # tar -xvf arquivo.tar |
Tar.gz | # tar -vzxf arquivo.tar.gz |
Como compactar arquivos no Linux?
Compactando o conteúdo de uma pasta no Linux com TAR + GZIP O comando TAR é bastante utilizado em sistemas Unix para unir vários diretórios e arquivos em um único arquivo. TAR, basicamente, é a sigla para “ tape archiving ” (lembre-se, o Unix – e o próprio Linux – é bem antigo).
Como compactar diretórios e arquivos?
A compactação e descompactação de diretórios e arquivos é uma tarefa bastante comum no dia a dia. Podemos compactar um diretório para enviar para um amigo ou realizar um backup.
Como compactar um arquivo?
Para compactar um arquivo, sem substituir o arquivo existente com BZIP2, use: bzip2 -cv nomearquivo > nomearquivocompactado.bz2 Compartilhe!
Como trabalhar com compactação e descompactação?
Dada a diversidade de formas de se trabalhar com compactação e descompactação de arquivos, através de linha de comando, no terminal do Linux, é bom ter um resumo sempre a mão. Lembrando que os comandos abaixos tem muito mais opções, consulte-as com o man ou help.