O que é o tempo e o espaço para Kant?
Índice
- O que é o tempo e o espaço para Kant?
- Como Kant prova as formas tempo e espaço?
- Qual o pensamento de Kant a respeito do tempo?
- O que significa dizer como afirmou Kant que o espaço e o tempo são dados a priori?
- Qual é a relação entre a filosofia kantiana e as noções de espaço e tempo?
- Quais são as intuições?
- Como Kant denominou uma mudança na análise do objeto?
- O que é a maioridade para Kant?
O que é o tempo e o espaço para Kant?
2.3 Os Sentidos do Espaço e do Tempo De fato, Kant afirma na Estética Transcendental que o espaço e tempo podem ser determinados quanto ao seu sentido e que tais sentidos são opostos para ambos. Com efeito, o espaço tem sentido externo e o tempo tem sentido interno.
Como Kant prova as formas tempo e espaço?
A representação pura de espaço tem como objeto um agente externo. Kant, neste texto, expõe sua tese de que Espaço (também o Tempo) só se liga às formas da intuição por meio da estrutura da mente subjetiva do indivíduo, sem que este precise dos sentidos externos, sendo um dado a priori.
Qual o pensamento de Kant a respeito do tempo?
qualquer grandeza determinada de tempo é somente possível por limitações de um tempo único". (KANT, 1997. Crítica da razão pura.
O que significa dizer como afirmou Kant que o espaço e o tempo são dados a priori?
Além disso, espaço e tempo preexistem como faculdades do sujeito - e, portanto, são a priori e universais - quando eliminamos os objetos da experiência. Por isso, segundo Kant, espaço e tempo são atributos do sujeito e condições de possibilidade de qualquer experiência.
Qual é a relação entre a filosofia kantiana e as noções de espaço e tempo?
Kant diz que o espaço não pode ser percebido empiricamente porque o simples ato de situarmos alguma coisa “fora” de nós já pressupõe a representação do espaço. ... Só que o “dentro”, para Kant, é o puramente temporal e inespacial: o espaço é a forma a priori da exterioridade como o tempo é a da interioridade.
Quais são as intuições?
As intuições puras se encontram como uma pré-disposição do espírito do sujeito, como formas de ser afetado pelos objetos dados na experiência, por via da sensibilidade, essa relação sujeito e objeto, Kant a denomina por fenômeno.
Como Kant denominou uma mudança na análise do objeto?
Kant chamou de "revolução copernicana" sua resposta ao problema do conhecimento.
O que é a maioridade para Kant?
A menoridade, para Kant, não é a falta de entendimento, mas a incapacidade que cada indivíduo possa eventualmente ter de fazer uso do seu próprio entendimento, enquanto a maioridade, por sua vez, é a capacidade de utilizar-se do próprio entendimento.