Como compensar impostos?

Índice

Como compensar impostos?

Como compensar impostos?

Compensar tributos federais

  1. Preencher a declaração de compensação. Preencha a declaração de compensação (DCOMP). ...
  2. Transmitir a declaração pela internet. Atenção! ...
  3. Acompanhar o processamento da compensação. Se a declaração foi realizada pelo PerdcompWeb, acompanhe pelo próprio sistema. ...
  4. Confirmar homologação da compensação.

Como compensar IRRF Lucro Presumido?

Ouça em voz altaPausarA compensação do imposto sobre a renda retido em aplicações financeiras da pessoa jurídica deverá ser feita de acordo com o comprovante de rendimentos, mensal ou trimestral, fornecido pela instituição financeira.

Como compensar saldo negativo de IRPJ e CSLL?

Ouça em voz altaPausarEmpresas que registraram saldo negativo de Imposto de Renda (IRPJ) e CSLL podem compensar os créditos gerados com débitos de contribuições previdenciárias apuradas pelo eSocial. O sinal verde foi dado pela Receita Federal, a partir da Solução de Consulta nº 15, editada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit).

Quais os impostos que podem ser compensados?

Ouça em voz altaPausarO que pode ser compensado. Exemplo: O saldo negativo pode compensar débitos de PIS, COFINS, IOF, CSLL, IRPJ. Atenção para os créditos de insumos de PIS e COFINS, nem todos os créditos poderão compensar outros tributos. É importante verificar a legislação a respeito.

Como compensar Imposto pago em duplicidade?

Ouça em voz altaPausar- Pagar em duplicidade ou pagamento de valor a maior. Errar no preenchimento de campos, exceto o valor, poderá ser corrigido através do procedimento chamado de Redarf (instruções no site da Receita Federal). A retificação aplica-se na hipótese de erro cometido pelo contribuinte no preenchimento de Darf já recolhido.

Como compensar IRRF aplicação financeira?

Ouça em voz altaPausarRegistra-se que a compensação do IRRF em aplicações financeiras da pessoa jurídica deverá ser feita de acordo com o comprovante de rendimentos, mensal ou trimestral, fornecido pela instituição financeira.

Quando posso compensar o IRRF?

Ouça em voz altaPausarAté quando um prejuízo pode ser compensado? Não há um limite para que essa compensação seja feita, portanto o investidor pode compensar um prejuízo em qualquer mês subsequente ao seu período de apuração, inclusive nos anos seguintes.

Como atualizar saldo negativo de IRPJ?

Ouça em voz altaPausarOs valores pagos indevidamente ou a maior de Tributos e Contribuições administrados pela Receita Federal, bem como saldo negativo de IRPJ e CSLL estão sujeitos í atualização monetária pela SELIC, a partir do mês seguinte ao do pagamento indevido/ou a maior, e no caso de saldo negativo de IRPJ e CSLL a partir do mês ...

Como é efetuada a compensação do IRPJ?

A compensação deverá ser efetuada com o IRPJ a ser pago trimestral ou mensalmente se a empresa for tributada com base no Lucro Presumido, Lucro Real ou Lucro Real por Estimativa Mensal. Vale dizer que não deve ser utilizado o PerDComp para tanto. Art. 55.

Qual a opção para o recolhimento do IRPJ?

A opção exercida para o recolhimento do IRPJ deve ser a mesma para a CSLL. Os balanços ou balancetes: I – deverão ser levantados com observância das leis comerciais e fiscais e transcritos no Livro Diário;

Quando a empresa opta por pagar o IRPJ mensal?

Quando a empresa opta por pagar o IRPJ de forma estimada, mensal, os pagamentos do IRPJ respectivo não devem ser debitados em conta de resultado, mas sim em conta de ativo circulante, já que na apuração do balanço anual se fará a compensação das parcelas pagas com o IRPJ apurado.

Quando receber o pedido de restituição e declaração de compensação?

No caso de saldo negativo de IRPJ ou de CSL L, o pedido de restituição e a declaração de compensação serão recepcionados pela RFB somente depois da confirmação da transmissão da ECF, na qual se encontre demonstrado o direito creditório, de acordo com o período de apuração.

Postagens relacionadas: