Como compensar INSS retido em nota fiscal na GFIP?

Índice

Como compensar INSS retido em nota fiscal na GFIP?

Como compensar INSS retido em nota fiscal na GFIP?

Para a compensação da retenção a empresa deverá: 1- Lançar na GFIP do estabelecimento que sofreu a retenção (filial) no mês da emissão da nota fiscal o valor retido no campo “retenção” da GFIP.

Como pedir restituição de INSS retido em nota fiscal?

“Na falta de destaque do valor da retenção na nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços, a empresa contratada poderá receber a restituição pleiteada somente se comprovar o recolhimento do valor retido pela empresa contratante”.

Como compensar retenção do INSS Simples Nacional?

O aplicativo, disponível no portal do Simples Nacional, menu Simples Serviços > Restituição e Compensação > Compensação a Pedido, pode ser acessado por meio de código de acesso ou certificado digital.

Como compensar o INSS retido na fonte?

A compensação da retenção poderá ser efetuada somente com as contribuições previdenciárias, não podendo absorver contribuições destinadas a outras entidades ou fundos, as quais deverão ser recolhidas integralmente pelo sujeito passivo.

Como fazer a compensação de INSS retido?

O valor retido poderá ser compensado com as contribuições devido à Previdência Social ou ser objeto de pedido de restituição por qualquer estabelecimento da empresa contratada, na forma da Instrução Normativa RFB nº 900, de 2008.

Como informar o valor de retenção do INSS na sefip?

Para lançar uma Retenção acesse a aba "Guias - Complemento - GFIP / GPS". Informe a empresa, o departamento tomador e o período que deseja lançar a retenção. O sistema mostrará mensagem perguntando se deseja cadastrar uma movimentação para o departamento. Clique em "Sim".

Como fazer a compensação do valor retido do INSS?

A empresa Optante pelo Simples Nacional tributada no anexo IV que prestar serviços sujeitos a retenção de INSS irá creditar-se do valor de retenção de INSS antecipado pelo recolhimento da retenção sofrida, desde que a empresa tenha declarado em GFIP a retenção na competência da emissão da nota fiscal.

Como restituir crédito de INSS?

Como pedir o reembolso do valor pago a mais ao INSS? Recomendo que você inicie o pedido administrativo, que pode ser feito pelo portal e-CAC ou pela área específica de restituições do site oficial da Receita Federal ao tempo da solicitação.

Quando reter INSS Simples Nacional?

Retenção INSS Estão sujeitas a retenção dos 11% do INSS somente as empresas optantes pelo SIMPLES NACIONAL que exerçam as atividades a seguir relacionadas e que estejam enquadradas no Anexo IV da Lei Complementar n.º 123/2006. - Serviço de vigilância, limpeza ou conservação.

Quando deve ocorrer a retenção do INSS do Simples Nacional?

A retenção do INSS dos optantes do Simples Nacional só deve ocorrer quando o serviço é tributado pelo Anexo IV da LC 123/2006. De acordo com o entendimento atual, para construção civil, só são tributadas pelo referido anexo as atividades listadas como OBRA no Anexo VII da IN RFB 971/2009.

Posso solicitar a restituição de INSS nas notas fiscais?

Muitas empresas prestadoras de serviços sofrem a retenção de INSS retido nas notas fiscais, regra instituída pela lei 9.711/98 em que os tomadores de serviços de mão-de-obra devem reter 11% ou 3,5% no ato da quitação da nota fiscal, fatura ou recibo. Todas as empresas podem solicitar a restituição de INSS retido nas notas fiscais, ...

Qual a retenção do Simples Nacional?

Se foi o caso dela, a retenção passou a ser de 11%. Entretanto, somente o que está no Anexo VII como OBRA de construção civil está sujeito à retenção na hipótese de o prestador ser do Simples Nacional.

Quais são os tributos de optantes do Simples Nacional?

Retenção de INSS de optantes do Simples Nacional Quais tributos incidem quando se contrata serviço de ME... O que acontece quando o tomador não retém o INSS de 11%... Quem somos Perfil do autor Conteúdos Gestão Tributária Imposto de Renda Simples Nacional Pis/Pasep e Cofins esocial INSS ISS Notícias Conheça o GT Cursos Fale conosco

Postagens relacionadas: