Como compensar prejuízo da atividade rural no IRPF?
Índice
- Como compensar prejuízo da atividade rural no IRPF?
- Como declarar dívidas da atividade rural?
- Como escriturar o livro caixa da atividade rural?
- Quem está obrigado a fazer a escrituração da atividade rural?
- Quais despesas são dedutíveis na atividade rural?
- O que é resultado tributável?
- O que significa atividade rural?
- Quais são as despesas da atividade rural?
- Como se aplica o conceito de atividade rural?
- Qual a tributação do resultado da atividade rural?
- Qual o resultado da exploração da atividade rural?
- Como compensar os prejuízos obtidos no exterior?
Como compensar prejuízo da atividade rural no IRPF?
Para a compensação de prejuízos, a pessoa física deverá: a) manter a escrituração do livro Caixa, ainda que esteja dispensada dessa obrigação; b) apresentar o Demonstrativo da Atividade Rural juntamente com a Declaração de Ajuste Anual.
Como declarar dívidas da atividade rural?
As importâncias correspondentes aos financiamentos ou empréstimos obtidos são consideradas recursos no ano em que forem recebidas e declaradas pelo saldo em 31 de dezembro de cada ano na ficha Dívidas Vinculadas à Atividade Rural do Demonstrativo da Atividade Rural.
Como escriturar o livro caixa da atividade rural?
Informações que devem conter no Livro Caixa Digital do Produtor Rural
- Datas de entrada e saída dos recursos: com dia, mês e ano;
- Identificação do Imóvel Rural: local onde a atividade rural é realizada, se houver mais de uma propriedade é necessário listar cada uma delas;
Quem está obrigado a fazer a escrituração da atividade rural?
Quem é obrigado a declarar a atividade rural? O produtor rural que obteve receita bruta em 2020 no valor igual ou maior que R$ 142.798,50. Ou, mesmo que não tenha atingido essa receita, mas quer compensar prejuízos de anos anteriores.
Quais despesas são dedutíveis na atividade rural?
Alguns exemplos são benfeitorias, aquisições de máquinas e implementos agrícolas, além de despesas como salário dos funcionários da atividade e despesas que visam o uso eficiente de recursos da propriedade ou exploração rural”, cita Batista, que completa: “Regra geral, são dedutíveis todas as despesas e investimentos ...
O que é resultado tributável?
O denominado "Lucro Tributável" corresponde à base de cálculo, sobre a qual incidirá o percentual (%) previsto do imposto de renda no Brasil, para os contribuintes pessoa jurídica ou física. ... O lucro tributável não corresponde, necessariamente, ao lucro líquido apurado contabilmente.
O que significa atividade rural?
Consideram-se como atividade rural a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração e a exploração vegetal e animal, a exploração da apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal de captura do pescado in natura) e outras de pequenos animais; a transformação de produtos ...
Quais são as despesas da atividade rural?
Alguns exemplos são benfeitorias, aquisições de máquinas e implementos agrícolas, além de despesas como salário dos funcionários da atividade e despesas que visam o uso eficiente de recursos da propriedade ou exploração rural”, cita Batista, que completa: “Regra geral, são dedutíveis todas as despesas e investimentos ...
Como se aplica o conceito de atividade rural?
O conceito de atividade rural não se aplica à mera intermediação de animais e de produtos agrícolas. Os arrendatários, os condôminos e os parceiros na exploração da atividade rural, comprovada a situação documentalmente, pagarão o imposto, separadamente, na proporção dos rendimentos que couberem a cada um ( Lei 8.023/1990, art. 13).
Qual a tributação do resultado da atividade rural?
IRPF: TRIBUTAÇÃO DO RESULTADO DA ATIVIDADE RURAL Equipe Portal Tributário Na prestação de contas com a Receita Federal um tema sempre recorrente e causador de dúvidas é a tributação dos resultados da atividade rural.
Qual o resultado da exploração da atividade rural?
O resultado da exploração da atividade rural deve ser apurado mediante escrituração do Livro Caixa, que deve abranger as receitas, as despesas de custeio, os investimentos e demais valores que integram a atividade.
Como compensar os prejuízos obtidos no exterior?
O contribuinte pode compensar eventuais saldos de prejuízos, apurados em anos-calendário anteriores, com o resultado positivo obtido na exploração da atividade rural do ano corrente. Convém destacar que é vedada a compensação de resultado positivo obtido no exterior, com resultado negativo obtido no País (Lei 9.250/1995, art. 21).