Como fazer compensação de IR pago a maior?
Índice
- Como fazer compensação de IR pago a maior?
- Como contabilizar pagamento a maior do IRPJ?
- Como proceder para recuperar PIS e Cofins pagos a maior?
- O que fazer quando paga Darf a maior?
- Como informar na DCTF o valor pago a maior?
- Como recuperar imposto pago em duplicidade?
- Como lançar na DCTF valor q vc pagou a mais em um DARF?
- Como contabilizar impostos recuperados?
- Quando a empresa opta por pagar o IRPJ mensal?
- Qual a opção para o recolhimento do IRPJ?
- Qual o regime de competência para cálculo do IRPJ?
- Qual a idéia de restituição de tributos pagos indevidamente?
Como fazer compensação de IR pago a maior?
I - Ressalvados os casos de pagamento indevido ou a maior de quotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), poderão constar de um Pedido Eletrônico de Restituição ou de uma Declaração de Compensação dados relativos a apenas um pagamento indevido ou a maior (dados de apenas um Darf) .
Como contabilizar pagamento a maior do IRPJ?
Os valores pagos indevidamente ou a maior de tributos e contribuições administrados pela Receita Federal, bem como saldo negativo de IRPJ ou de CSLL, são atualizáveis monetariamente pela Selic a partir do mês seguinte ao do pagamento indevido/ou a maior.
Como proceder para recuperar PIS e Cofins pagos a maior?
Para aproveitamento dos créditos, haverá necessidade de retificar DCTF. Se o pagamento indevido ou a maior for de PIS e COFINS, haverá necessidade de também retificar DACON/EFD-Contribuições. Se for de IRPJ ou CSLL, será necessário retificar DIPJ/ECF dos períodos em questão.
O que fazer quando paga Darf a maior?
No caso do pagamento indevido ou a maior, o contribuinte deve utilizar o Pedido de Restituição ou a Declaração de Compensação, conforme prevê a Instrução Normativa RFB nº 1.717/2017. Neste caso, não pode ser utilizado o Redarf. Sendo assim, a guia PER/Dcomp deverá ser utilizada para o pedido de restituição.
Como informar na DCTF o valor pago a maior?
A informação do débito real na DCTF deve ser declarada no campo de “valor pago do débito”, assim você consegue evidenciar o pagamento feito a maior uma vez que o campo de “valor principal” vai estar o valor pago na guia, que é o motivo do pedido da restituição via Per/DCOMP.
Como recuperar imposto pago em duplicidade?
Restituição de Pagamento Indevido, Em Duplicidade ou a Maior A Receita Federal promoverá a restituição de receitas arrecadadas mediante DARF e GPS que não estejam sob sua administração, desde que o direito creditório tenha sido previamente reconhecido pelo órgão ou entidade responsável pela administração da receita.
Como lançar na DCTF valor q vc pagou a mais em um DARF?
A informação do débito real na DCTF deve ser declarada no campo de “valor pago do débito”, assim você consegue evidenciar o pagamento feito a maior uma vez que o campo de “valor principal” vai estar o valor pago na guia, que é o motivo do pedido da restituição via Per/DCOMP.
Como contabilizar impostos recuperados?
Os recolhimentos de impostos por pagamentos, indevido ou a maior, devem ser contabilizados em um grupo do Ativo no Plano de Contas denominado "Impostos a recuperar". À medida que as compensações forem sendo efetuadas, você deve proceder com a baixa dos valores compensados.
Quando a empresa opta por pagar o IRPJ mensal?
Quando a empresa opta por pagar o IRPJ de forma estimada, mensal, os pagamentos do IRPJ respectivo não devem ser debitados em conta de resultado, mas sim em conta de ativo circulante, já que na apuração do balanço anual se fará a compensação das parcelas pagas com o IRPJ apurado.
Qual a opção para o recolhimento do IRPJ?
A opção exercida para o recolhimento do IRPJ deve ser a mesma para a CSLL. Os balanços ou balancetes: I – deverão ser levantados com observância das leis comerciais e fiscais e transcritos no Livro Diário;
Qual o regime de competência para cálculo do IRPJ?
Para efeito de contabilização e cômputo na base de cálculo do IRPJ e da Contribuição Social Sobre o Lucro, os juros devem ser apropriados pelo regime de competência.
Qual a idéia de restituição de tributos pagos indevidamente?
A restituição de tributos pagos indevidamente – gênero do qual são espécies a compensação e a própria restituição strictu sensu – traz consigo, conforme o disposto no art. 156 do CTN, a idéia de devolução de prestação pecuniária recolhida às margens da legalidade.