Como compensar emissões de carbono?
Como compensar emissões de carbono?
O plantio de árvores e a utilização de créditos de carbono, provenientes do Mercado de Carbono Regulado ou Voluntário, são os dois principais modos de se compensar emissões.
O que é a compensação de carbono?
Como o próprio nome já diz, a compensação é uma tentativa por parte de nações ou organizações de recolocar na atmosfera o gás carbônico absorvido nas últimas décadas, assim como o que ainda é e continuará a ser consumido de forma inevitável.
Quem paga o crédito de carbono?
O mercado de carbono funciona da seguinte forma: uma organização que emite os gases paga outra que gera créditos para neutralizá-los. Assim, o carbono emitido é compensado. A cada uma tonelada métrica de CO2 não emitida é gerado um crédito.
Quais são os prós e os contras da compensação de carbono?
Vantagens e desvantagens
Vantagens | Desvantagens |
---|---|
Redução da emissão de gases de efeito estufa, reduzindo o aquecimento global e estabilizando o efeito estufa. | Possível supervalorização dos créditos de carbono à medida que esse mercado desenvolve-se, podendo então prejudicar economia dos países em desenvolvimento. |
O que é sequestro de carbono e como funciona?
O Sequestro de carbono é a expressão utilizada para definir o processo de retirada de gás carbônico (CO2) da atmosfera para transformá-lo em oxigênio. Esse processo é feito naturalmente pelo solo, florestas e oceanos.
O que é o mercado de créditos de carbono?
Créditos de carbono representam um mercado de créditos gerados com base na não emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, podendo ser comercializados entre países. ... Considerados a moeda do chamado mercado de carbono, os créditos de carbono representam a não emissão de dióxido de carbono à atmosfera.
Qual o valor de 1 crédito de carbono?
Os créditos de carbono, cuja unidade equivale a 1 tonelada de CO2 equivalente, são gerados quando uma atividade apresenta o sequestro, também chamado de captura, ou a emissão menor de alguma atividade em comparação com a alternativa já estabelecida no mercado, o chamado business as usual.