Como calcular valor de direitos autorais?
Índice
Como calcular valor de direitos autorais?
O valor de direitos autorais é autoexplicativa. O direito do autor por unidade é calculado multiplicando a taxa e pelo preço de venda ou pelo valor líquido, dependendo de cada contrato. E a última coluna mostra a porcentagem da margem total que o autor recebe para aquela taxa de direitos autorais.
Quanto um compositor ganha por uma música?
Para nós, esse valor é o mínimo em uma liberação, mas isso depende de cada caso. Conhecemos compositores que liberam uma música na liberação simples na faixa de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00. Isso vai depender do artista em questão e das pessoas que estão por trás do projeto, tudo deve ser analisado.
Qual a porcentagem de direitos autorais?
Os percentuais societários e do Ecad se dividem da seguinte maneira: 85% distribuído aos titulares. 10% para o Ecad. 5% direcionado às associações.
Como comprar direitos autorais da música?
Entre em contato com a editora detentora dos direitos autorais da música que deseja comprar. Negocie um contrato com a editora para comprar os direitos autorais da música. Exponha a maneira a qual pretende usar esta música. Por exemplo, para usar em um comercial, detalhe como ela será usada.
Qual a licença para a utilização de uma música?
Existem vários tipos de licença que os músicos, gravadoras ou empresas podem ceder para a utilização de uma música. Uma canção utilizada em qualquer tipo de publicidade recebe uma licença de sincronização, que dá o direito de reproduzir a música comprada como a trilha sonora de um filme, programa de TV, videoclipe e até peças publicitárias.
Como usar a música em um comercial?
Exponha a maneira a qual pretende usar esta música. Por exemplo, para usar em um comercial, detalhe como ela será usada. A editora pode não concordar com o uso da música em determinadas situações. Para obter os direitos autorais da música e poder usá-la, pague a taxa negociada. Use a música licenciada apenas da maneira acordada com a editora.
Qual o direito de reprodução da sua música?
No caso de a sua música ser fixada numa mídia “física” (CD, vinil, eventualmente cassete e até MP3), caberá o direito fonomecânico, ou de reprodução.