Como deduzir o salário maternidade na GPS?

Índice

Como deduzir o salário maternidade na GPS?

Como deduzir o salário maternidade na GPS?

Nesse caso, para facilitar o recebimento do salário-maternidade a legislação orienta que a empresa pague o salário-maternidade e em seguida faça a dedução do valor pago na guia de recolhimento da Previdência Social, conforme a Lei no 8.213/91, artigo 72, parágrafo 1°.

Como compensar o salário maternidade?

O reembolso à empresa ou equiparada de valores de quotas de salário-maternidade poderá ser efetuado mediante dedução no ato do pagamento das contribuições devidas à Previdência Social, correspondentes ao mês de competência do pagamento do benefício ao segurado, nos termos do artigo 37 da IN/RFB n° 1.300/2012.

Como preencher a sefip com salário maternidade?

Acesse a aba “Outros” e marque a opção “Exibir valores retroativos de maternidade para a contribuição patronal nos relatórios até: ” e preencha até que data os relatórios devem aparecer com o cálculo antigo; A data não poderá ser maior que dezembro de 2020.

Como compensar INSS retido em nota fiscal?

Para a compensação da retenção a empresa deverá: 1- Lançar na GFIP do estabelecimento que sofreu a retenção (filial) no mês da emissão da nota fiscal o valor retido no campo “retenção” da GFIP.

Pode ser descontado INSS do salário maternidade?

Empresa não precisa pagar contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. Uma boa notícia para as empresas foi a recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela não incidência da contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade.

Quem recebe salário maternidade tem que pagar INSS?

Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS.

Quem paga o salário maternidade a empresa?

Quem paga a licença-maternidade é o INSS. Para profissionais com carteira assinada, no entanto, o pagamento é feito pela própria empresa empregadora, que depois recebe o repasse do valor do INSS. Quem tem mais de um emprego com carteira assinada tem direito a receber o benefício de todos eles.

Como informar na sefip licença-maternidade do empregador 2020?

Campo → Movimentação Código de afastamento (Q1, Q2 ou Q3) e a data correspondente ao dia imediatamente anterior ao afastamento → informar em todos os meses enquanto durar a licença-maternidade, inclusive nos meses de início e término.

Como preencher sefip em caso de rescisão?

Vc deve, na tela do funcionário, clicar em NOVA MOVIMENTAÇÃO, na tela q abrir, vc vai selecionar a opção do tipo de rescisão. Depois de salvar as alterações vc lança os valores da rescisão. Remuneração e 13º salário. Espero ter ajudado.

Como funciona o pagamento de salário maternidade para funcionária?

Desde então a empresa está realizando o pagamento de salário maternidade para funcionária e deduzindo o valor da GPS, porem o salário da funcionária é maior que o valor da GPS, desta forma os valores estão sendo acumulados para compensação nos meses subsequentes.

Como compensar o salário-maternidade e salário-família?

O empregador que efetuou o pagamento do salário-maternidade ou salário-família e que não deduziu na GPS da competência de origem, pode compensar os valores na(s) próxim(as) GPS, desde que os valores não deduzidos estejam devidamente informadas na GFIP da competência época do pagamento.

Qual a compensação para o GPS?

GPS . Compensação, reembolso e GPS negativa: Compensação definida pelo art. 89 da Lei 8212/1991 e alterações: No prazo de 5 (cinco) anos, a contar da data do recolhimento, poderão ser compensadas as contribuições, atualização monetária, juros moratórios e multa, recolhidos indevidamente ou a maior.

Qual o valor do salário-maternidade?

(*) A Lei nº 8.861, de 25.03.94, estendeu à segurada especial o direito à percepção de salário-maternidade, previsto no artigo 71 da Lei nº 8.213/91, no valor de um salário mínimo, desde que comprove o exercício da atividade rural nos últimos doze meses imediatamente anteriores ao início do benefício.

Postagens relacionadas: