Como comprovar logística reversa?

Índice

Como comprovar logística reversa?

Como comprovar logística reversa?

Para tanto, as certificadoras possuem o desafio de comprovar o processo de reciclagem e, no geral, existem três mecanismos para realizar a logística reversa. São eles: os Pontos de Entrega Voluntário (PEV's), Compensação Ambiental e Doação.

Quem tem que fazer logística reversa?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, aprovada pela Lei Federal 12.305/10, em seu artigo 33, define os produtos que, obrigatoriamente, devem ser recolhidos pelo fabricante. Por isso, a logística reversa deve ser implementada pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

O que é o sistema de Compensação de logística reversa?

A logística reversa é um importante instrumento para gestão de resíduos. ... Com o objetivo de viabilizar e, também, incentivar a realização da logística reversa foi criado um sistema de compensação para as empresas que coletam e inserem o produto pós-consumo na cadeia de reciclagem.

Onde adquirir créditos de logística reversa?

Onde adquirir Créditos de Logística Reversa de forma segura? Uma possibilidade para adquirir estes Créditos e se adequar à Lei é através da Plataforma de Créditos de Logística Reversa da Polen.

Qual a meta nacional de logística reversa?

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pela Lei 12.305/2010. Ela pode ser definida como a coleta e reciclagem de produtos e seus resíduos após o consumo do cliente final.

Quais as vantagens da logística reversa Pós-consumo?

Além das vantagens ambientais, esse sistema traz vantagens sociais. A logística reversa pós-consumo contribui na profissionalização, promove aumento de renda e impacta nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

Quais empresas precisam implementar sistemas de logística reversa?

Empresas obrigadas a fazer logística reversa de seus resíduos

  • · Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • · Pilhas e baterias;
  • · Pneus;
  • · Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • · Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • · Produtos eletrônicos e seus componentes;

O que são os créditos de logística reversa ou créditos de reciclagem?

Os créditos de reciclagem são documentos que comprovam que certa massa de resíduo teve destinação final ambientalmente adequada. Se tornaram uma ferramenta para aplicar e comprovar a logística reversa. O seu objetivo é diminuir o impacto ambiental provocado pelos resíduos, e também é uma estratégia de competição.

Quais os sistemas de logística reversa previstos em lei?

A lei prevê logística reversa para seis tipos de produtos, cujo descarte incorreto causa ainda mais danos ao meio ambiente e põe em risco a saúde da população: pilhas e baterias, pneus, lâmpadas, produtos eletroeletrônicos, agrotóxicos e óleos lubrificantes.

Postagens relacionadas: