Como informar INSS morte?

Índice

Como informar INSS morte?

Como informar INSS morte?

O processo para solicitar a pensão por morte tem uma série de detalhes que os familiares precisam ter atenção para que tudo saia sem problemas. Primeiramente, é necessário agendar um atendimento diretamente com o INSS. Isso pode ser feito tanto por telefone, por meio do número 135, quanto também pela internet.

O que fazer em caso de morte de aposentado do INSS?

Caso o aposentado falecido tenha dependentes, é possível transformar a aposentadoria em pensão por morte. Para isso, o interessado deve agendar atendimento com o INSS, o que pode ser feito via telefone (135) ou pela internet, escolhendo a agência de sua preferência.

Como receber saldo de aposentadoria de falecido?

Solicitar valor que não foi recebido até a data do óbito do(a) beneficiário(a)

  1. Pedir o serviço. Faça login no Meu INSS; Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”; Clique em “Novo Requerimento”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Faça seu login no Meu INSS;

Qual a responsabilidade de comunicar óbito ao INSS?

A responsabilidade de comunicar o óbito ao INSS é do cartório. "Não queremos que permaneçam como vivas pessoas falecidas e, muito menos, que pessoas mortas sejam consideradas vivas”, explica José Cechino, secretário executivo do Ministério da Previdência Social. O cartório que não informar o óbito à Previdência Social está sujeito a multas.

Quem pode comunicar o falecimento de pessoa que recebe benefício do INSS?

Serviço para comunicar o falecimento de pessoa que recebe benefício do INSS. Quem pode utilizar este serviço? Qualquer pessoa. Informe os dados necessários para concluir o seu pedido. Ligue para 135. Ligue para 135. Clique no ícone de lupa para detalhar. Ligue para 135. Ligue para 135.

Como ligar para o INSS?

Pode ligar no 135 ou comparecer em uma agência do INSS levando o certidão de óbito ou outro documento do segurado. Só poderá continuar recebendo após a morte do segurado caso seja dependente legal e mesmo assim, a comunicação do óbito terá que ser feita e solicitação da transferência para o nome da pessoa que ficou como seu dependente, ...

Por que não utilizar os valores do INSS?

Depois do falecimento de uma pessoa, mesmo que o INSS ainda esteja depositando os valores do benefício, não é possível utilizar esses valores. Isso porque, quem utiliza esses recursos pode estar cometendo um crime de estelionato, previsto no artigo nº 171 do código penal brasileiro, que consiste em:

Postagens relacionadas: