Como comprovar vínculo no INSS?

Índice

Como comprovar vínculo no INSS?

Como comprovar vínculo no INSS?

Como comprovar o vínculo empregatício

  1. Rescisão de contrato;
  2. Contrato individual de trabalho;
  3. Contracheques;
  4. Recibos da época;
  5. Comprovantes referentes ao FGTS na época;
  6. Registros de Funcionários da empresa trabalhada na época (necessário ter uma cópia autenticada, ou a versão original da Ficha, ou do Livro da empresa)

Precisa de carteira assinada para aposentar?

Para ter direito à este benefício é preciso ter contribuído para o INSS por 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens) completados antes da Reforma. ... Para ter ideia, se você é homem, contribuiu por 35 anos e tem hoje 55 anos de idade, o fator previdenciário vai morder 25% da sua aposentadoria!

Quem não trabalha de carteira assinada tem direito a auxílio-doença?

Trabalhadores desempregados que já tenham contribuído com a Previdência podem receber o auxílio-doença, desde que atendam aos critérios definidos em lei. ... A lei 8.213 determina, como regra geral, que a pessoa se mantém como segurada 12 meses depois de ter parado de contribuir com o INSS.

Por que os ex-empregadores não compartilham informações sobre seu desempenho no trabalho?

Tudo depende da empresa, mas a maioria dos ex-empregadores não compartilha informações sobre seu desempenho no trabalho. No entanto, se os possíveis empregadores contatarem os funcionários em seu local de trabalho anterior usando canais informais, esse tipo de informação pode ser divulgado sem registro.

Posso perguntar sobre um possível funcionário?

Não há leis federais que limitem o que pode ser perguntado sobre um possível funcionário. No entanto, as leis estaduais variam e, para estar seguro, você deve investigar o que os empregadores podem fazer quando estão considerando um candidato a um emprego.

Qual o tipo de trabalho que você está se candidatando?

Tudo depende do tipo de trabalho para o qual você está se candidatando e das leis que regulam o que os empregadores podem fazer em sua localidade. Por exemplo, se você está se candidatando a um emprego onde trabalhará com crianças pequenas, é provável que os empregadores verifiquem se você tem antecedentes criminais.

Por que os ex-empregadores precisam de informações detalhadas?

Alguns empregadores fornecerão informações detalhadas, mas outros não. Tudo depende da empresa, mas a maioria dos ex-empregadores não compartilha informações sobre seu desempenho no trabalho.

Postagens relacionadas: