O que significa o verbo teadorar?
Índice
- O que significa o verbo teadorar?
- Quem inventou o verbo teadorar?
- Como foi construída a palavra teadorar?
- Qual é o neologismo criado por Manuel Bandeira neste poema?
- O que significa dizer que o verbo Teadorar é intransitivo?
- Porque o poema diz que Te Adorar é um verbo intransitivo?
- Que palavra o autor inventou para traduzir ternura?
- Porque segundo o eu lírico sua invenção seria intransitiva?
- O que motivou o eu lírico a inventar palavras?
- Que palavra o eu lírico inventou para manifestar ternura?
O que significa o verbo teadorar?
e) a palavra “teadorar” não existe na língua portuguesa e, nesse caso, o poeta cometeu um grave erro gramatical. Alternativa “b”. Teadorar é um neologismo oriundo de duas palavras, o pronome te e o verbo adorar, estabelecendo assim uma ligação semântica com o nome Teodora.
Quem inventou o verbo teadorar?
Em 1947, o grande Manuel Bandeira publicou o antológico poema ''Neologismo'', uma de suas tantas obras-primas. Ei-lo: ''Beijo pouco, falo menos ainda. / Mas invento palavras / Que traduzem a ternura mais funda / E mais cotidiana. / Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. / Intransitivo: / Teadoro, Teodora.''
Como foi construída a palavra teadorar?
A palavra "teadorar" é um neologismo criado por Manuel Bandeira para descrever a ação de adorar a mulher amada Teodora. Esse verbo é formado pela junção do pronome "te" com o verbo "adorar".
Qual é o neologismo criado por Manuel Bandeira neste poema?
C) O verbo "teadorar". D) O título do poema é "neologismo" porque nele o poeta cria uma palavra nova: o verbo "teadorar".
O que significa dizer que o verbo Teadorar é intransitivo?
verbo intransitivo é aquele que não precisa ser completado, pois, em si, é capaz de transmitir uma informação. No poema, o verbo teadorar é intransitivo. Bastaria ele dizer para a amada: Teadoro. Cite mais três exemplos de verbos intransitivos empregados em frases.
Porque o poema diz que Te Adorar é um verbo intransitivo?
TEADORAR é o um neologismo com o nome de sua amada TEODORA . ✳️ D) Por que o poeta diz que o verbo teadorar é intransitivo? TEADORAR É intransitivo porque para o poeta só existe TEODORA para ele .
Que palavra o autor inventou para traduzir ternura?
mas invento palavras que traduzem a ternura mais finda e mais cotidiana. inventei, por exemplo, o verbo teadorar.
Porque segundo o eu lírico sua invenção seria intransitiva?
c) Por que, segundo o eu lírico, sua invenção seria "intransitiva"? Resposta: Porque apenas ele amaria; não seria necessário escolher a quem adorar, apenas Teodora seria o alvo de sua adoração, e ela não precisaria retribuir o seu afeto.
O que motivou o eu lírico a inventar palavras?
Qual a intenção do eu-lírico quando ele inventa palavras novas? ... "Mas invento palavras que traduzem a ternura mais funda e mais cotidiana." Como o poeta não gosta de falar ; faz versos que justificam o pouco uso de palavras mas traduzem seus sentimentos por sua amada .
Que palavra o eu lírico inventou para manifestar ternura?
1- Para o autor um meio de manifestar ternura é inventar palavras que traduzem seu sentimento. 2- Usou a palavra teadorar.