Como comprovar que recebo pensão alimentícia?

Índice

Como comprovar que recebo pensão alimentícia?

Como comprovar que recebo pensão alimentícia?

Se o processo for recente, basta pedir ao advogado que pegue na internet uma via atualizada da decisão judicial. Se for antigo, só desarquivando o processo. Outra forma é a Declaração de Imposto de Renda de seu pai.

Como fazer uma declaração de não recebimento de pensão?

Eu, ___________________________________________________________________, portador (a) da carteira de identidade nº _________________________, órgão de expedição ___________________, do CPF nº_______________________________, declaro para devidos fins que não recebo pensão alimentícia, referente a (ao) ...

O que é não exercer atividade remunerada?

Atividade não-remunerada implica trabalho voluntário onde não é esperado receber pagamento em troca. Existem muitas pessoas que fazem trabalhos comunitários, mas não recebem nenhuma remuneração por essa atividade.

Qual a melhor opção para a pensão alimentícia?

Para os filhos que recebem pensão alimentícia acordada judicial ou extrajudicialmente, esta é considerada rendimento tributável sujeito ao ajuste anual. Cabe ao responsável pela guarda decidir qual a melhor opção para a declaração.

Como declarar recebimento de pensão alimentícia?

Ela constitui gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem a recebe, e ambos os contribuintes precisam declarar. A seguir, vou explicar como declarar recebimento de pensão alimentícia ou então abater os valores pagos no imposto de renda 2019.

Como registrar as informações referentes à pensão alimentícia?

Antes de registrar as informações referentes ao pagamento da pensão alimentícia, é preciso cadastrar as informações do beneficiário na ficha Alimentandos. Lembre-se de que os seus alimentandos não podem, simultaneamente, ser declarados como seus dependentes. Isso só é possível quando há mudança de dependência no ano ao qual a declaração se refere.

Quais são as doações da pensão alimentícia?

Pensões que não estejam em acordo judicial ou extrajudicial configuram doações e devem ser declaradas na ficha Doações Efetuadas, com os dados do beneficiário. Para os filhos que recebem pensão alimentícia acordada judicial ou extrajudicialmente, esta é considerada rendimento tributável sujeito ao ajuste anual.

Postagens relacionadas: