Qual a melhor forma de conduzir a videira para obter vinhos de qualidade?

Índice

Qual a melhor forma de conduzir a videira para obter vinhos de qualidade?

Qual a melhor forma de conduzir a videira para obter vinhos de qualidade?

O sistema de condução espaldeira é um dos mais utilizados pelos viticultores nos principais países vitivinícolas. No Rio Grande do Sul, é adotado especialmente na Campanha e na Serra do Sudeste e por algumas vinícolas da Serra Gaúcha.

Quais os sistemas de condução da videira?

Há uma diversidade muito grande de sistemas de condução da videira utilizados nas diferentes regiões vitícolas do mundo. No presente trabalho, serão descritos, sucintamente, dois sistemas de condução da videira: latada e espaldeira.

Como fazer espaldeira para videira?

A espaldeira pode ter três ou mais fios de arame, sendo o primeiro a 01 m de distância do solo e os demais equidistantes até o último fio. O espaçamento entre palanques é de 06 m, sendo que os de cabeceira devem ser de diâmetro maior para suportar todo o peso das plantas, quando em produção.

Qual tipo de plantio e o menos indicado para uvas viníferas?

Deve-se evitar solos com impedimentos subsuperficiais, mal drenados ou com lençol freático raso, pois estes favorecem a ocorrência de doenças do sistema radicular como a fusariose da videira, principalmente se tiver matéria orgânica em decomposição.

O que é sistema de latada?

Latada ou Pergolado: nesse sistema, as videiras são plantadas em sentido horizontal, como um caramanchão. Esse método normalmente tem rendimento elevado, com alta produtividade em detrimento da qualidade. Os cachos pendem para baixo e para dentro do caramanchão, ficando encobertos e menos expostos ao sol.

Como montar um sistema espaldeira?

O sistema de condução em espaldeira vertical é feito usando-se um único fio de arame liso galvanizado n° 12, colocado a 1,70 m até 2,0 m de altura, no ápice dos mourões de madeira de boa qualidade, que devem ser colocados a uma distância máxima de 10 m um do outro.

Como fazer um vinhedo?

A videira precisa tomar sol, em seu período de vegetativo necessitam de 12 horas de sol. Isso garante que elas sobrevivam todo o inverno sem fazer fotossíntese. 9. O clima é fator determinante para que seu vinho seja bom.

Quais são as formas de conduzir videiras?

São ainda hoje muitas as formas de conduzir videiras nesta região, devido à passagem do sistema de cultura tradicional em bordadura para o sistema intensivo, ocupando a vinha toda a parcela de forma alinhada.

Como é feita a condução da videira?

Ela é complementada pela poda em verde Outro elemento muito importante que compõe a condução da videira é a poda. Ela divide-se em poda de inverno, ou seca, geralmente feita durante o período de dormência da videira, e em poda de verão, ou verde, geralmente feita durante o período em que a planta está em plena atividade vegetativa.

Qual a qualidade das videiras?

Com uma estrutura assente em esteios de granito ou cimento de 3,0m de altura e de 3 a 4 níveis de arames, onde as videiras são conduzidas em poda de vara corrida ou com empa tipo Guyot duplo. Não são tão produtivas quanto as ramadas e as operações de poda e vindima são mais onerosas.

Quais são os cordões da videira?

Uma videira divide-se em dois cordões que são orientados em sentidos opostos e a níveis diferentes, sendo o do nível superior responsável pela vegetação ascendente e o do nível inferior pela retombante, ficando separados por cerca de 0,35-0,40 m, o que cria uma abertura no sistema ('janela').

Postagens relacionadas: