Quem é Loki mitologia nórdica?
Quem é Loki mitologia nórdica?
Na Mitologia Nórdica, Loki é um deus, ou um jotun (gigantes que se opõem aos deuses), filho de Farbanti e Laufey, irmão de Helblindi e Býleistr. É o deus do fogo, da trapaça e da travessura, está também relacionado à magia, podendo assumir forma que quiser.
Porque Balder odeia Freya?
Baldur odeia sua mãe, Freya, por ter colocado nele um feitiço que o incapacitava de sentir, apesar de sua motivação ser protegê-lo.
Quem é a esposa de Loki?
Esposa de Loki, Sigyn senta-se junto a ele e começa a coletar o veneno em defesa de seu esposo. Com o enchimento da vasilha, ela constantemente deixa o local para despejar o líquido, e durante esse período o líquido tóxico cai sobre ele, causando-o tamanha dor que toda a terra treme com o seu grito, gerando, assim, os terremotos.
Qual o significado do nome Loki?
Diferente de Thor e Odin, cujos nomes possuem significados claros de trovão e furor, respectivamente, o nome Loki não o possui. Há algumas hipóteses etimológicas, tais como: lobo, fim aranha, ar (Loptr), chama (Logi) ou fogo (Lodurr).
Qual a relação entre Loki e o fogo?
Há teorias que conectam o personagem com o ar ou o fogo, e que ele pode ser a mesma figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin. No Edda em verso, Loki aparece nos poemas Völuspá, Lokasenna, Þrymskviða, Reginsmál, Baldrs draumar e Hyndluljóð, seja apenas citado ou parte relevante do texto. "Loki zomba Bragi" (1908) por W. G. Collingwood.
Quais são as referências a Loki?
As referências a Loki estão no Edda em verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo.